Sentidos na rede: sobre a docência
DOI:
https://doi.org/10.5380/rel.v92i0.41688Palavras-chave:
Discurso, Linguagem, Ciberespaço.Resumo
Incitados por reflexões acerca do sujeito discursivo na sua relação com os sentidos e a rede eletrônica, buscamos, neste trabalho, sob as referências teóricas da Análise de Discurso (AD) de ‘linha francesa’, erigir uma discussão sobre questões relativas ao ciberespaço, tais como a materialidade linguística que o distingue, a memória discursiva que o caracteriza e a galáxia de sentidos que o seu uso, cada vez maior, enquanto lugar de produção, constituição e circulação do discurso, faz circular. As contribuições teóricas de Michel Pêcheux e de outros grandes teóricos que a partir dele se orientam, são aqui evocadas, querendo então pensar a AD como um dispositivo teórico e analítico que nos possibilita compreender discursivamente o ciberespaço e os sujeitos a ele “conectados”. Propomo-nos ainda a análise do discurso de sujeitos-professores no espaço da rede eletrônica, como comentário a uma publicação sobre a docência na educação infantil, querendo então conhecer os sentidos por eles produzidos (ou reproduzidos, pensando então o sujeito na sua interpelação ideológica e no seu atravessamento pelo inconsciente) e perceber a maneira como tais sujeitos utilizam o ciberespaço para discursivizar a respeito de suas concepções e de sua atuação profissional.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.Para o caso de submissão de traduções, deverão ser verificados os requisitos de cessão de direitos autorais constantes da seção de Diretrizes para Autores.