Sentidos na rede: sobre a docência
Resumo
Incitados por reflexões acerca do sujeito discursivo na sua relação com os sentidos e a rede eletrônica, buscamos, neste trabalho, sob as referências teóricas da Análise de Discurso (AD) de ‘linha francesa’, erigir uma discussão sobre questões relativas ao ciberespaço, tais como a materialidade linguística que o distingue, a memória discursiva que o caracteriza e a galáxia de sentidos que o seu uso, cada vez maior, enquanto lugar de produção, constituição e circulação do discurso, faz circular. As contribuições teóricas de Michel Pêcheux e de outros grandes teóricos que a partir dele se orientam, são aqui evocadas, querendo então pensar a AD como um dispositivo teórico e analítico que nos possibilita compreender discursivamente o ciberespaço e os sujeitos a ele “conectados”. Propomo-nos ainda a análise do discurso de sujeitos-professores no espaço da rede eletrônica, como comentário a uma publicação sobre a docência na educação infantil, querendo então conhecer os sentidos por eles produzidos (ou reproduzidos, pensando então o sujeito na sua interpelação ideológica e no seu atravessamento pelo inconsciente) e perceber a maneira como tais sujeitos utilizam o ciberespaço para discursivizar a respeito de suas concepções e de sua atuação profissional.
Palavras-chave
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5380/rel.v92i0.41688