A multimodalidade sob o viés textual: análise de um gênero

Autores

  • Ana Cristina Carmelino Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
  • Maria da Penha Pereira Lins Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.5380/rel.v92i0.39211

Palavras-chave:

Linguística de texto, Multimodalidade, Guia Ilustrado

Resumo

Este artigo pretende contribuir com o processo de leitura e construção de sentido de textos multimodais à luz dos pressupostos teóricos da Linguística Textual de base sociocognitiva e interacional. Para isso, toma-se como objeto de análise o guia ilustrado, um gênero multimodal veiculado na revista humorística MAD, periódico impresso e publicado no Brasil desde 1974. Embora a multimodalidade constitua um traço inerente às práticas comunicativas, tendo em vista o fato de que toda produção textual está inserida em multissistemas, mesclando em sua constituição elementos linguísticos e não linguísticos, a análise desse tipo de texto ainda constitui desafio para os estudos textuais contemporâneos. Partindo dessas considerações, objetiva-se não apenas mostrar estratégias sociocognitivas e textuais que viabilizam a leitura de textos multimodais – como é o caso da inferenciação, referenciação e organização tópica –, mas também evidenciar como a Linguística Textual tem ampliado seus conceitos e colaborado para a leitura de diferentes produções textuais.

Biografia do Autor

Ana Cristina Carmelino, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Bacharel e Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP-Araraquara). Mestre e doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela mesma universidade. É professora Adjunta III do Departamento de Letras da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFES (PPGEL). Desenvolve pesquisas nas áreas de Texto, Discurso e Retórica. Coordena o grupo de pesquisa GETHu – Grupo de Estudos de Textos Humorísticos (CNPq), que busca investigar a construção do sentido humorístico.

Maria da Penha Pereira Lins, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Letras Português-Inglês pela UFES, mestrado em Linguística pela PUC-Rio (1997), doutorado em Linguística pela UFRJ (2004) e pós-doutorado em Linguística pela Unicamp (2010). Atualmente, é professora associada da UFES, atuando no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos. Focaliza suas pesquisas na área do Texto e Discurso, abordando temática relacionada à Linguística do Texto, à Pragmática e à Análise da Conversação. Desde os anos 90 dedica-se à análise do gênero Quadrinhos, com enfoque na composição do texto e na construção do humor.

Downloads

Como Citar

Carmelino, A. C., & Lins, M. da P. P. (2015). A multimodalidade sob o viés textual: análise de um gênero. Revista Letras, 92. https://doi.org/10.5380/rel.v92i0.39211

Edição

Seção

Estudos Linguísticos