O ensino da língua portuguesa em Timor Leste: ênfase nos gêneros discursivos

Autores

  • Maria Irone Andrade Insituto Insikiran de Formação Superior Indígena (RO)
  • Angela Di Palma Back Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Gladir da Silva Cabral Universidade do Extremo Sul Catarinense

DOI:

https://doi.org/10.5380/rel.v91i0.37092

Palavras-chave:

Língua Portuguesa, Gêneros Discursivos, Educação em Timor-Leste, Ensino-Aprendizagem de Língua.

Resumo

Este artigo visa a apresentar como ocorre o ensino de língua portuguesa do 12º ano em uma escola pública do ensino de Dili, Timor-Leste. Mobilizamos para a discussão postulados referentes aos gêneros discursivos, os quais estão correlacionados às atividades de ensino-aprendizagem da língua e possibilitam mudanças nas práticas pedagógicas. As modificações ocorridas nas diretrizes curriculares e no plano curricular do ensino secundário em Timor-Leste propõem aos professores mudança em suas práticas, colocando em perspectiva a aprendizagem da leitura e da produção textual. Entretanto, os resultados desta investigação apontam para o fato de que, embora houvesse mudanças no plano curricular, o professor trabalhava baseado em suas experiências, com poucos conhecimentos no horizonte teórico e muitos questionamentos quanto à aplicação e usos dos gêneros discursivos propostos pelas diretrizes. Em face disso, para melhor compreensão do contexto sócio-histórico de observação dos fatos, faremos breve exposição da expansão da língua portuguesa no Timor-Leste, língua oficial juntamente com o tétum. Fundamentamo-nos em Thomaz (2002) e Albuquerque (2011), quanto ao contexto histórico, social e linguístico, consubstanciados também em referências como Bakhtin (2003), Schneuwly e Dolz (1999) e Marcuschi (2008), cuja orientação se dá na perspectiva interacional da linguagem. Utilizamos a observação em sala de aula, diário de campo, entrevistas e questionários com fonte para a coleta e análise de dados, após os quais pudemos depreender que há necessidade de investimento na formação dos professores de língua portuguesa para que possam trabalhar conforme o que é proposto no Plano Curricular de Ensino Secundário de Timor-Leste.

Biografia do Autor

Maria Irone Andrade, Insituto Insikiran de Formação Superior Indígena (RO)

Mestre em Educação pela Universidade do Extremo Sul Catarinense/UNESC. Atua como professora Formadora do Magistério Indígena Tamî'kan desde 2007, no Centro de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima, além de exercer a função de orientação, acompanhamento de Projetos Científicos e Didáticos e orientação de Memorial de Formação de alunos. Recentemente, ingressou como professora substituta no Insituto Insikiran de Formação Superior Indígena, Licenciatura Intercultural, Área de Atuação: Leitura e Produção Textual das áreas de Concentração Ciências da Natureza. Comunicação e Artes e Ciências Sociais. 

Angela Di Palma Back, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Leciono no Programa de Educação stricto sensu e no Curso de Letras, em disciplinas como "Ensino de Leitura", "Educação em Língua Materna", "Introdução à Linguística", entre outtras específicas da área de Letras.

Gladir da Silva Cabral, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Possui graduação em Letras pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (1991), mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) e doutorado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Atualmente é professor da Universidade do Extremo Sul Catarinense, no curso de Letras e no Programa de Pós-Graduação em Educação. 

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Publicado

2014-11-10

Como Citar

Andrade, M. I., Back, A. D. P., & Cabral, G. da S. (2014). O ensino da língua portuguesa em Timor Leste: ênfase nos gêneros discursivos. Revista Letras, 91. https://doi.org/10.5380/rel.v91i0.37092

Edição

Seção

Estudos Linguísticos