O ensino da língua portuguesa em Timor Leste: ênfase nos gêneros discursivos
DOI:
https://doi.org/10.5380/rel.v91i0.37092Palavras-chave:
Língua Portuguesa, Gêneros Discursivos, Educação em Timor-Leste, Ensino-Aprendizagem de Língua.Resumo
Este artigo visa a apresentar como ocorre o ensino de língua portuguesa do 12º ano em uma escola pública do ensino de Dili, Timor-Leste. Mobilizamos para a discussão postulados referentes aos gêneros discursivos, os quais estão correlacionados às atividades de ensino-aprendizagem da língua e possibilitam mudanças nas práticas pedagógicas. As modificações ocorridas nas diretrizes curriculares e no plano curricular do ensino secundário em Timor-Leste propõem aos professores mudança em suas práticas, colocando em perspectiva a aprendizagem da leitura e da produção textual. Entretanto, os resultados desta investigação apontam para o fato de que, embora houvesse mudanças no plano curricular, o professor trabalhava baseado em suas experiências, com poucos conhecimentos no horizonte teórico e muitos questionamentos quanto à aplicação e usos dos gêneros discursivos propostos pelas diretrizes. Em face disso, para melhor compreensão do contexto sócio-histórico de observação dos fatos, faremos breve exposição da expansão da língua portuguesa no Timor-Leste, língua oficial juntamente com o tétum. Fundamentamo-nos em Thomaz (2002) e Albuquerque (2011), quanto ao contexto histórico, social e linguístico, consubstanciados também em referências como Bakhtin (2003), Schneuwly e Dolz (1999) e Marcuschi (2008), cuja orientação se dá na perspectiva interacional da linguagem. Utilizamos a observação em sala de aula, diário de campo, entrevistas e questionários com fonte para a coleta e análise de dados, após os quais pudemos depreender que há necessidade de investimento na formação dos professores de língua portuguesa para que possam trabalhar conforme o que é proposto no Plano Curricular de Ensino Secundário de Timor-Leste.
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