A poesia como arma de combate – um estudo sobre a reapropriação de sentidos em uma cantiga medieval-ibérica (século XIII)
DOI:
https://doi.org/10.5380/rel.v90i2.32858Palavras-chave:
poesia medieval, trovadores medievais, tensões sociais, sentido, trovadorismoResumo
O objeto deste artigo é discutir, a partir da análise de uma cantiga medieval ibérica específica, as relações entre Poesia e Poder que podem ser entrevistas no exame das tensões políticas e sociais das sociedades medievais ibéricas que transparecem na prática e na poesia dos trovadores galego-portugueses. Depois de uma apresentação inicial do contexto histórico e das fontes examinadas, o texto analisa uma cantiga galego-portuguesa na qual pode ser vista uma pluralidade de sentidos de acordo com os deslocamentos da cantiga no contexto social e político. O acontecimento examinado através da análise da cantiga é a centralização monárquica a que assistimos em Portugal do século XIII.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.Para o caso de submissão de traduções, deverão ser verificados os requisitos de cessão de direitos autorais constantes da seção de Diretrizes para Autores.

