Lógica e retórica em diálogo: por um estudo/ensino da língua portuguesa como ideal de competência para a cidadania

Autores

  • Léia Cruz Menezes Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
  • Ramon Souza Capelle de Andrade Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

DOI:

https://doi.org/10.5380/rel.v88i1.31218

Palavras-chave:

Organização discursiva, Retórica, Lógica.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo discutir as bases teóricas para um trabalho didático que possibilite aproximar o estudo/ensino da língua portuguesa do ideal de competências para a cidadania. Neste sentido, postulamos a importância de um trabalho pedagógico interdisciplinar, no âmbito do qual a lógica e a retórica atuariam em relação de complementaridade. Enquanto a perspectiva da retórica (PERELMAN, 1958 [1996], 1977 [1993], 1989 [1997]) respalda o trabalho pedagógico com a organização linguística do texto-discurso para fins de estruturação de nossos pontos de vista acerca de como interpretamos o mundo, a perspectiva da lógica (PEIRCE, 1958) promove o apreço pela argumentação e explicitação daquilo que fundamenta nossos discursos. Essa relação de complementaridade entre lógica e retórica constitui a fundamentação teórica da Proposta, aprovada em Edital do MEC, de Educação Tutorial (PET) intitulada “Respeito à diversidade cultural: o papel da lógica e da retórica na constituição do Eu cidadão”, da área de Humanidades e Letras da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).

Biografia do Autor

Léia Cruz Menezes, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Possui graduação em Letras Português pela Universidade Federal do Ceará (2002), Mestrado em Linguística (2006) e Doutorado em Linguística (2011) pela mesma instituição. Tem experiência nas áreas de Linguística, Língua Portuguesa e Prática de Ensino, com ênfase na pesquisa linguística de orientação funcionalista, atuando, principalmente, nos seguintes temas: modalidades e construção da argumentação. De dezembro de 2011 a agosto de 2012 foi bolsista de Pós-Doutorado (PNPD 2011/CAPES), realizando pesquisa vinculada ao projeto do grupo Protexto (UFC). No âmbito da docência, como Professora Adjunta I, está lotada na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), na qual atua na Área de Humanidades e Letras desde agosto de 2012. No âmbito da pesquisa, como orientadora de trabalhos de Especialização, vem trabalhando com a categoria Modalidade e com Formação de Professores em Atendimento Educacional Especializado. É membro dos grupos de estudo PROTEXTO e GEF, ambos vinculados ao Departamento de Letras Vernáculas da UFC.

Ramon Souza Capelle de Andrade, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Possui Graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2002), Mestrado em Filosofia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho -UNESP (2006) e Doutorado em Filosofia pela UNICAMP. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Lógica, atuando principalmente nos seguintes temas: lógica condicional, contrafactuais, categorias de Charles Peirce e auto-organização.

Downloads

Como Citar

Menezes, L. C., & Andrade, R. S. C. de. (2013). Lógica e retórica em diálogo: por um estudo/ensino da língua portuguesa como ideal de competência para a cidadania. Revista Letras, 88(1). https://doi.org/10.5380/rel.v88i1.31218

Edição

Seção

Estudos Linguísticos