Lógica e retórica em diálogo: por um estudo/ensino da língua portuguesa como ideal de competência para a cidadania
DOI:
https://doi.org/10.5380/rel.v88i1.31218Palavras-chave:
Organização discursiva, Retórica, Lógica.Resumo
O presente artigo tem por objetivo discutir as bases teóricas para um trabalho didático que possibilite aproximar o estudo/ensino da língua portuguesa do ideal de competências para a cidadania. Neste sentido, postulamos a importância de um trabalho pedagógico interdisciplinar, no âmbito do qual a lógica e a retórica atuariam em relação de complementaridade. Enquanto a perspectiva da retórica (PERELMAN, 1958 [1996], 1977 [1993], 1989 [1997]) respalda o trabalho pedagógico com a organização linguística do texto-discurso para fins de estruturação de nossos pontos de vista acerca de como interpretamos o mundo, a perspectiva da lógica (PEIRCE, 1958) promove o apreço pela argumentação e explicitação daquilo que fundamenta nossos discursos. Essa relação de complementaridade entre lógica e retórica constitui a fundamentação teórica da Proposta, aprovada em Edital do MEC, de Educação Tutorial (PET) intitulada “Respeito à diversidade cultural: o papel da lógica e da retórica na constituição do Eu cidadão”, da área de Humanidades e Letras da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).
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