Artes comparadas e paratextualidade: gotas rubras em "Água Viva", de Clarice Lispector

Autores

  • Joyce Alves Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD
  • Paulo Sérgio Nolasco dos Santos Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

DOI:

https://doi.org/10.5380/rel.v90i2.30631

Palavras-chave:

Literatura Comparada, Paratextualidade, Água viva

Resumo

Este artigo tem por finalidade analisar a obra Água viva, de Clarice Lispector, enquanto representativo corpus de leitura na ampla produção literária da escritora brasileira. Assim, a escolha de Água viva decorre da constatação de que esta obra foi produzida já no momento de reconhecida maturidade da produção literária de Clarice, atingindo o ápice de seu particular projeto artístico, principalmente por fazer coincidir o encontro entre práticas artísticas dessemelhantes, como se verifica na análise da escritura poética e da produção plástico-visual, vistas em um mesmo esquadro ou disjuntivamente. Para tanto, o enfoque do trabalho baseia-se na análise semiodiscursiva procurando na intermidialidade, enquanto vertente dos estudos de Literatura Comparada, elos de intermediação entre esferas artísticas produtoras de sentidos frequentemente confluentes e/ou iridescentes. Valendo-se desta perspectiva, portanto, o trabalho explora produções de sentidos utilizados de uma escritura plurissignificativa dentro de um projeto rarefeito em gotas rubras e páginas abandonadas, resultando em uma leitura em mosaico caleidoscópico: a própria Água viva.

Biografia do Autor

Joyce Alves, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Joyce Alves é mestre em Literatura e Práticas Culturais (2012) pela UFGD. Atua na área de Letras com ênfase em Literatura Brasileira, Estudos Culturais, Estudos Intersemióticos e Literatura Comparada.

Paulo Sérgio Nolasco dos Santos, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Paulo Nolasco é Doutor em Literatura Comparada pela UFMG. É professor de Graduação e Pós-Graduação em Letras da UFGD. Bolsista CNPq de produtividade.

Downloads

Publicado

2014-10-07

Como Citar

Alves, J., & Santos, P. S. N. dos. (2014). Artes comparadas e paratextualidade: gotas rubras em "Água Viva", de Clarice Lispector. Revista Letras, 90(2). https://doi.org/10.5380/rel.v90i2.30631

Edição

Seção

Estudos Literários