A APREENSÃO ESPACIAL, O FRAGMENTÁRIO E O JOGO
DOI:
https://doi.org/10.5380/rel.v61i0.2899Palavras-chave:
ficção histórica, metaficção, Haroldo Maranhão, historical fiction, metafiction.Resumo
Proposta de leitura de Memorial do fim, de Haroldo Maranhão, pela decodificação da apreensão espacial, do fragmentário e o jogo. A conclusão é que a homenagem está à altura do homenageado. Acrescenta-se um verbete (Hylda/Leonora), revelando uma carta que estivera na manga de Machado e fora capturada por Maranhão.
Abstract
Based on the idea of spatial form in modern literature proposed by Joseph Frank, focusing on characteristics like the fragmentary and the play of references found in James Joyces works, it is appointed the particular way that the same characteristics appear in a contemporary book, here, Memorial do fim, by Haroldo Maranhão.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.Para o caso de submissão de traduções, deverão ser verificados os requisitos de cessão de direitos autorais constantes da seção de Diretrizes para Autores.

