Open Journal Systems

PARA ALÉM DA FRASE: OS RECURSOS DE PONTUAÇÃO COMO ELEMENTOS DE NATUREZA TEXTUAL E SOCIODISCURSIVA

Marco Antônio de Oliveira, Solange R. Bonomo Assumpção

Resumo



O ponto (.) tem sido tratado, tradicionalmente, como um recurso para indicar
uma pausa máxima de voz que ocorre após um grupo fônico de final descendente. Nesta
mesma perspectiva, se trabalha o ponto (.) nas séries iniciais do Ensino Fundamental.
Nos casos em que os autores consagrados se utilizam do ponto (.) onde tradicionalmente
se esperaria um ponto e vírgula, ou uma vírgula, costuma-se dizer que estamos diante de
um eficiente recurso estilístico (cf. Cunha, 1970). Mas como é que os aprendizes se
utilizam do ponto (.) em suas produções escritas nas séries iniciais? O objetivo deste
texto é mostrar, a partir da análise da produção escrita de alunos das quatro primeiras
séries do Ensino Fundamental, quais são as funções atribuídas por estes mesmos alunos
ao ponto (.). Nosso quadro de análise pode ser caracterizado como sendo o do
interacionismo sociodiscursivo de Bronckart (1999) e das propostas de Beaugrande
(1997) para uma ciência do texto e do discurso. Para examinar as redações que constituíram
o nosso corpus, valemo-nos de uma análise estatística em que procuramos controlar
tanto a utilização quanto a não utilização do ponto (.). Portanto, consideramos a presença
do ponto (.) nas situações previstas e não previstas pelas regras de pontuação, assim
como a ausência do ponto (.) onde, de acordo com essas mesmas regras, ele deveria ter
ocorrido. Nossa análise dos dados indicou que o emprego do ponto (.) mantém estreita
relação com a organização tópica do texto. Os alunos privilegiam os tópicos de maior
extensão, as porções de informação mais bem delimitadas e as unidades de informação
que tenham sido, discursivamente, colocadas em foco.


Abstract


The full stop has been traditionally considered as a device to indicate a maximum
vocal pause that occurs after a final downward phonic cluster. It is in this perspective
that it is taught in elementary school. In those cases in which famous authors use the full
stop instead of the expected comma or semi-colon, prescriptive grammarians say that
we are witnessing an efficient stylistic strategy (cf. Cunha, 1970). But the question is:
how do learners of the written language use the full stop in their first written productions?
The aim of this paper is to shed light, on the basis of an examination of first to fourth
grade student texts, on the functions these students assign to the full stop. The analytical
framework we use here is the sociodiscoursive interactionism of Bronckart (1999) and de
Beaugrandes conceptions about the text. The data of the corpus were submitted to a
statistical analysis in which both the presence and the absence of the full stop were taken
into account. The results of this quantitative analysis have indicated that the use of the full stop is strongly correlated with the topic organization of the text. The students use
the full stop to signal longer topics, information units that are better designed as well as
information units, which have been elected as the focus of the discourse.


Palavras-chave


língua portuguesa; aquisição da escrita; pontuação; Early child language acquisition; the functional character of punctuation; punctuation and flow of information.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rel.v61i0.2882