O POEMA E A METÁFORA
DOI:
https://doi.org/10.5380/rel.v60i0.2859Palavras-chave:
Romantismo, Literatura Brasileira, Antônio Gonçalves Dias, 1823-1864, Romanticism, Brazilian literatureResumo
Este ensaio tenta provar que a Canção do Exílio, de Gonçalves Dias, ao privilegiar a natureza tropical como metáfora da representação nacional, além de se inserir no tradicional projeto de edenização da natureza local, por si só acabou construindo uma tradição própria dentro das letras brasileiras.
Abstract
This essay tries to give proof that the Canção do Exílio, by Gonçalves Dias, in privileging the tropical nature as a metaphor for the national representation, besides placing itself in the traditional project of mythfication of the local nature, by itself ended up building its own tradition in the Brazilian literature.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.Para o caso de submissão de traduções, deverão ser verificados os requisitos de cessão de direitos autorais constantes da seção de Diretrizes para Autores.