Open Journal Systems

EVOLUÇÃO DO USO DO COMPUTADOR NO ENSINO DE LÍNGUAS

Francisca Helga Savir Moreira

Resumo



Uma série de teorias de ensino e aprendizagem vêm sucessivamente delineando e
informando o ensino de segunda língua e língua estrangeira, refletindo diferentes concepções
sobre o que significa aprender e propondo respostas às necessidades de diferentes contextos
de aprendizagem. Ao longo dos últimos anos, o computador vem sendo incorporado a
esse cenário, firmando-se enquanto instrumento pedagógico potencialmente facilitador
do aprendizado. O presente trabalho visa explorar o entrelaçamento entre as teorias
acima citadas e o assim chamado ensino de línguas assistido por computador (área
conhecida internacionalmente como CALL Computer-Assisted Language Learning). A
fim de demarcarmos mais claramente a relação entre teorias de ensino de línguas, métodos
e abordagens de ensino e o uso do computador enquanto recurso didático, usaremos a
divisão do desenvolvimento da CALL em três fases, segundo Warschauer (1996):
behaviorista, comunicativa e integrativa.


Abstract


A series of theories has successively been delineating and informing the teaching
of second and foreign language, reflecting different conceptions on what it means to learn
and proposing answers to the needs of different learning contexts. Over the last few
years, the computer has been incorporated into this scenario, being established as a
pedagogic instrument that can potentially facilitate learning. This paper intends to explore
the weaving between the theories aforementioned and the so-called Computer-Assisted
Language Learning (CALL). In order to outline more clearly the relationship among
language teaching theories, methods and approaches and the use of the computer as an
instructional resource, we will use the division of CALLs development as proposed by
Warschauer (1996): behaviorist, communicative and integrative.


Palavras-chave


Ensino de segunda língua/língua estrangeira; ensino de línguas assistido por computador; teorias de ensino e aprendizagem de línguas; Second/foreign language teaching; Computer-Assisted Language Learning; language teaching theories.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rel.v59i0.2854