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A CONSTRUÇÃO DA AUTORIA NA REESCRITA DE TEXTOS: EFEITOS DA INTERAÇÃO PROFESSOR-ALUNO

Evandro Gonçalves Leite, Regina Celi Mendes Pereira

Resumo


Neste trabalho, investigamos a prática de reescrita textual de alunos advinda da mediação do professor, no sentido de perceber as influências dessa mediação no trabalho dos alunos e os efeitos dela para a formação desses sujeitos como autores de seus textos. Para tanto, observamos, durante uma proposta de produção textual, duas situações de reescrita encaminhadas (uma coletiva e outra individual), a fim de analisar comparativamente os efeitos que a reescrita coletiva, efetuada conjuntamente pelo professor e pela turma a partir do texto de um aluno da classe, exerce sobre dois textos escritos dos alunos – cada um em sua primeira versão, com a correção do professor, e na versão reescrita. Nosso estudo baseia-se em reflexões sobre o ensino da produção escrita e da reescrita textual e sobre o conceito de autoria; bem como nos estudos do Interacionismo Sociodiscursivo, quanto às capacidades e operações de linguagem constitutivas dos textos, para reconhecer as semelhanças e/ou diferenças entre a reescrita coletiva e a individual. As análises permitem-nos afirmar que a reescrita coletiva conduzida pelo professor exerce forte influência sobre a reescrita individual dos alunos, os quais (praticamente) abandonam seu projeto de dizer da primeira versão e a correção escrita em seus textos, (re)elaborando-os em função do texto legitimado pelo professor na reescrita coletiva. Portanto, a mediação que o professor realiza através da reescrita coletiva não é, nesses casos observados, positiva para a formação dos alunos enquanto produtores de texto, ao abdicarem de seu projeto de dizer e, consequentemente, de suas condições de autores.


Palavras-chave


Correção; Reescrita; Autoria.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rel.v85i1.24673