Le rôle du manuel dans le processus d’enseignement/apprentissage de FLE

Autores

  • Christianne Benatti Rochebois Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.5380/rel.v83i1.21000

Palavras-chave:

Letras, Linguistica

Resumo

Em qual medida os métodos de FLE (Francês Língua Estrangeira) proporcionam os requisitos mínimos para encorajar as trocas entre as culturas respeitando a diversidade cultural?Esses métodos consideram a diversidade de contextos onde o francês é ensinado? Nos nos propomos nesta reflexão, mostrar por quais meios os métodos tratam a diversidade cultural na era da globalização. O livro didático de base pode ser muito útil, à condição de não se limitar a uma abordagem puramente descritiva, etnográfica ou culturalista, e de levar o aprendiz a formular hipóteses sobre as razões que condicionam os hábitos ou comportamentos diferentes.

O Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas propõe aos professores trabalhar sobre diferentes aspectos dos traços distintos característicos de uma sociedade e de sua cultura. Nesta perspectiva, selecionamos uma lista de temas específicos para “abrir” o aprendiz à aquisição de conhecimentos socioculturais, a ter outros olhares da realidade e a se conscientizar da não-universalidade de sua cultura. Constituímos para isso, uma tabela de analise para estudar o conjunto do conteúdo sócio-cultural dos manuais, cujos tópicos foram formuladas em função do nosso objetivo especifico, analisar os conteúdos sócio-culturais dos manuais sob o ângulo da diversidade.

Biografia do Autor

Christianne Benatti Rochebois, Universidade Federal de Viçosa

Departamento de Letras

Area de Lingua e Literatura Francesa

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Como Citar

Rochebois, C. B. (2011). Le rôle du manuel dans le processus d’enseignement/apprentissage de FLE. Revista Letras, 83(1). https://doi.org/10.5380/rel.v83i1.21000

Edição

Seção

Estudos Linguísticos