A TRAJETÓRIA DOS DEUSES NO UNIVERSO POÉTICO DE RICARDO REIS
DOI:
https://doi.org/10.5380/rel.v24i0.19609Resumo
Os deuses, na poesia de Ricardo Reis, constituem um dos elemento mais significativos da sua temática, que se preocupa em reviver valores, imagens e motivos peculiares às ideologias clássicas, a fim de adaptá-los e situá-los à luz dos problemas do homem contemporâneo.Partindo de uma nítida diferenciação entre as imagensdivinas e a condição humana, o presente trabalho tem por objetivo focalizar, no seio do universo poético de Ricardo Reis ,os graus ascendentes de elevação do homem, num processo proporcional e crescente de materialização do divino.
No grau mais elevado da sua escala ascendente, o Homem, que tem sido sempre o centro vital (como não poderia deixar de ser) da posição humanista e pagã deste heterônimo de Fernando Pessoa, sobrepõe-se inteiramente às divindades, que não têm sido mais que meros pontos de referência para essa mesma ascensão. Em conseqüência, no instante em que os deuses atingem uma completa materialidade, sem poderem já sobreviver a essa situação "divinamente" inconcebível, o Homem, finalmenteigual a eles, atinge por sua vez o nível de uma nova dimensão, fundada na anulação total do transcendente e no futuro extraordinário da natureza e do real.
Downloads
Como Citar
Monteiro Zan, S. (1975). A TRAJETÓRIA DOS DEUSES NO UNIVERSO POÉTICO DE RICARDO REIS. Revista Letras, 24. https://doi.org/10.5380/rel.v24i0.19609
Edição
Seção
Artigos
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.Para o caso de submissão de traduções, deverão ser verificados os requisitos de cessão de direitos autorais constantes da seção de Diretrizes para Autores.

