O ESPAÇO: INTEGRAÇÃO E SENTIDO INVESTIDO EM "BOM CRIOULO"
DOI:
https://doi.org/10.5380/rel.v25i0.19608Resumo
Este trabalho visa o estudo do espaço na obra Bom Crioulo, deAdolfo Caminha, na tentativa de demonstrar a sua objetividade efuncionalidade. Assim foram levantados trés espaços fortes: as embarcações, o sobradinho da rua da Misericórdia e o hospital, os quais funcionam como delimitadores e elementos decisivos na vida da personagem principal, o negro Amaro.Por se tratar de uma obra que se filia à estética naturalista éevidente a tendência a considerar, dentro dos postulados da escola, 0 ambiente social como condicionador das condutas humanas, avultando neste sentido o problema da perversão sexual entre os marinheiros.
tese que é defendida de forma convincente, através da valorização total do ambiente, elemento literário da descrição.O narrado está diretamente vinculado à especialização; e ao abolirde todo o aspecto ornamental para se tornar significativa, a descrição dá ao espaço um sentido integralizador, ligando-o intimamente às experiências humanas, numa relação evidenciada de causa e efeito, o espaço tornando-se ao mesmo tempo signo, índice e agente propulsor das condutas humanas.
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Como Citar
Bernardi, R. M. (1976). O ESPAÇO: INTEGRAÇÃO E SENTIDO INVESTIDO EM "BOM CRIOULO". Revista Letras, 25. https://doi.org/10.5380/rel.v25i0.19608
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