Open Journal Systems

O ESPAÇO: INTEGRAÇÃO E SENTIDO INVESTIDO EM "BOM CRIOULO"

Rosse Marye Bernardi

Resumo


Este trabalho visa o estudo do espaço na obra Bom Crioulo, deAdolfo Caminha, na tentativa de demonstrar a sua objetividade efuncionalidade. Assim foram levantados trés espaços fortes: as embarcações, o sobradinho da rua da Misericórdia e o hospital, os quais funcionam como delimitadores e elementos decisivos na vida da personagem principal, o negro Amaro.
Por se tratar de uma obra que se filia à estética naturalista éevidente a tendência a considerar, dentro dos postulados da escola, 0 ambiente social como condicionador das condutas humanas, avultando neste sentido o problema da perversão sexual entre os marinheiros.
tese que é defendida de forma convincente, através da valorização total do ambiente, elemento literário da descrição.O narrado está diretamente vinculado à especialização; e ao abolirde todo o aspecto ornamental para se tornar significativa, a descrição dá ao espaço um sentido integralizador, ligando-o intimamente às experiências humanas, numa relação evidenciada de causa e efeito, o espaço tornando-se ao mesmo tempo signo, índice e agente propulsor das condutas humanas.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rel.v25i0.19608