A TRILOGIA DE GIL VICENTE

Autores

  • Dalila Pereira da Costa Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.5380/rel.v24i0.19592

Resumo

Gil Vicente viveu numa época de transição, na época que Huizingachamou de "outono da Idade Média". Vivendo na confluência de duas épocas, a cosmovisão de Gil Vicente reflete essa época de transição e a alma lusitana, sem deixar de ser por isso universal porque a história se repete no tempo e no espaço. Vivemos hoje também uma época de transição. Uma época em que uma escala de valores fixa e estabelecida está sendo rcdiscutida e parcialmente substituída.
No centro da problemática da Trilogia de Gil Vicente estão oseternos problemas da liberdade humana, do Bem e do Mal e da salvaçãohumana: se a salvação do homem é conseqüência mais da suafé ou das suas obras, da graça ou do seu esforço, o que nos leva também ao problema da predestinação e à pergunta sobre a finalidade do homem nesta terra, se é mais importante ser ou ter. Na Barca do Céu só entram aqueles que se despojaram de si mesmos e não têm apego aos bens terrenos.
O homem pecou, mas foi redimido. À Queda se sucede a Salvação, a Redenção pelo sofrimento de Cristo, onde também é ressaltado o papel de intercessão da Virgem, de grande devoção em Portugal.
Maior que a força de pecado do homem, será a força de misericórdia de Deus. Essa obra expressará a fé em Deus e na sua obra redentora de misericórdia, e ela será similar à que podemos ver expressada em contemporâneos, como a duma religião toda ela suspensa na graça e implicando uma justificação pela fé, mas que ela não excluía a parte de colaboração humana.
Serão mera coincidência as datas de publicação da Trilogia (1517,1518 e 1519) e a da circulação na Europa dos escritos de Lutero, em que se debatiam todos esses problemas? Provavelmente não, e a obra de Gil Vicente tem até uma função didática, como porta-voz da posição oficial da Corte.

Downloads

Como Citar

Pereira da Costa, D. (1975). A TRILOGIA DE GIL VICENTE. Revista Letras, 24. https://doi.org/10.5380/rel.v24i0.19592

Edição

Seção

Artigos