Open Journal Systems

A TRILOGIA DE GIL VICENTE

Dalila Pereira da Costa

Resumo


Gil Vicente viveu numa época de transição, na época que Huizingachamou de "outono da Idade Média". Vivendo na confluência de duas épocas, a cosmovisão de Gil Vicente reflete essa época de transição e a alma lusitana, sem deixar de ser por isso universal porque a história se repete no tempo e no espaço. Vivemos hoje também uma época de transição. Uma época em que uma escala de valores fixa e estabelecida está sendo rcdiscutida e parcialmente substituída.
No centro da problemática da Trilogia de Gil Vicente estão oseternos problemas da liberdade humana, do Bem e do Mal e da salvaçãohumana: se a salvação do homem é conseqüência mais da suafé ou das suas obras, da graça ou do seu esforço, o que nos leva também ao problema da predestinação e à pergunta sobre a finalidade do homem nesta terra, se é mais importante ser ou ter. Na Barca do Céu só entram aqueles que se despojaram de si mesmos e não têm apego aos bens terrenos.
O homem pecou, mas foi redimido. À Queda se sucede a Salvação, a Redenção pelo sofrimento de Cristo, onde também é ressaltado o papel de intercessão da Virgem, de grande devoção em Portugal.
Maior que a força de pecado do homem, será a força de misericórdia de Deus. Essa obra expressará a fé em Deus e na sua obra redentora de misericórdia, e ela será similar à que podemos ver expressada em contemporâneos, como a duma religião toda ela suspensa na graça e implicando uma justificação pela fé, mas que ela não excluía a parte de colaboração humana.
Serão mera coincidência as datas de publicação da Trilogia (1517,1518 e 1519) e a da circulação na Europa dos escritos de Lutero, em que se debatiam todos esses problemas? Provavelmente não, e a obra de Gil Vicente tem até uma função didática, como porta-voz da posição oficial da Corte.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rel.v24i0.19592