Open Journal Systems

AUGUSTO ROA BASTOS E A NARRATIVA PARAGUAIA ATUAL

Rubén Bareiro Saguier

Resumo


Augusto Roa Bastos é um dos escritores mais importantes não só da literatura paraguaia como também da latino-americana. Para compreender esta importância é necessário percorrer a trajetória da própria literatura paraguaia, a qual está marcada pelo dramático signo da história.
A configuração da nacionalidade paraguaia está relacionada diretamente com a sua situação geográfica e caracterização econômica, fatores que determinam o isolamento e o sentimento de frustração coletiva no país. Soma-se a isto a política interna no século XIX, que tira dos paraguaios a liberdade e os esmaga com a injustiça social. A grande parte da literatura paraguaiafoi escrita no exílio e a produzida no país traz também o signo do temor.
É dentro deste contexto sócío-político-cultural que irrompe a obra de Roa Bastos, precedida por La Babosa, de Gabriel Casaccia. Ambas produzem impacto no timorato ambiente literário do país, porque põem à mostra as falhas da sociedade.
Não se trata, entretanto, de uma literatura de tese, mas de uma visão totalizadora da realidade paraguaia, sem que caia em mero documentário.O valor literário de Roa Bastos está no manejo dos símbolos e no aproveitamento da tradição cultural e lingüística do guarani, o que dá alento poético a todas suas obras. Ao conseguir harmonizar os recursos do espanhol com os da língua aborigine. Roa Bastos alcança a sua própria identidade como homem paraguaio, ao mesmo tempo que define a literatura de sua pátria e se impõe como um grande escritor.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rel.v25i0.19556