A PERSONAGEM NO ROMANCE MODERNO
DOI:
https://doi.org/10.5380/rel.v25i0.19554Resumo
Poder-se-ia dizer que a história do romance moderno é a história das suas personagens. A personagem do século X I X era sinônimo de herói e anti-herói. A encarnação da consciência universal nas personagens de Balzac adquire a convicção de uma teoria: a fisionomia- Balzac é o maior retratista dc todos os tempos.No romance naturalista a personagem era uma mostra, ou até uma prova, como o era no romance de tese: emissário do autor, sacerdote, testa-de-ferro, aucoviteiro e mártir do romancista. Personagem diferente nascida no início do século: Lafcádio. O romancista volta a viver por procuração.
Em nossos dias o autor tem se distanciado de sua personagem. Surgeuma longa série de acossados, de processados.A personagem não é tudo, mas sua trajetória revela com especial nitidezo gênero do romance.
Downloads
Como Citar
Tacca, O. (1976). A PERSONAGEM NO ROMANCE MODERNO. Revista Letras, 25. https://doi.org/10.5380/rel.v25i0.19554
Edição
Seção
Artigos
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.Para o caso de submissão de traduções, deverão ser verificados os requisitos de cessão de direitos autorais constantes da seção de Diretrizes para Autores.