Open Journal Systems

O Amor Irrealizável em "José Matías"

Consuelo M. Loureiro

Resumo


A opinião critica concorda em falar do conceito negativo do amor que Eça de Queiroz revela nas suas obras de ficção. O Juízo, porém, é Inexacto com respeito aos contos, onde, ao contrário de desacreditar o amor, Eça condena a incapacidade do homem de amar completamente, alma e corpo. E' sobretudo no conto "José Matías" que ele trata com maior complexidade e originalidade da polarização dos aspectos fisico e espiritual no homem e das conseqüências do desequilibrio resultante. Para expressar essa dicotomia, Eça elabora uma versão moderna de amor cortês, utilizando todos os elementos principais da tradição medieval ao narrar o caso singular de um homem que foge da posse fisica da mulher amada.
O conto, porém, contém um significado mais sério. Através do ambiente romântico e aparentemente idealista criado pela adaptação do mito provençal e das explicações subjectivese contraditórias do narrador, "José Matías" expõe uma profunda aberração psicológica. Sem dever nada a Sigmund Freud, que sö uma década depois do aparecimento do conto português publicará sobre o mesmo assunto.
Eça consegue revelar com aguda percepção e exactldão os diversos aspectos recônditos de uma Impotência psíquica que atormenta e finalmente destrói o seu herói.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rel.v26i0.19481