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O MENINO DE AREIA: UM ROMANCE ÁRABE ESCRITO EM FRANCES (ou os labirintos da escritura)

Edson Rosa da Silva

Resumo


Análise da escritura do escritor marroquino Tahar BenJelloun como um texto dinâmico em constante enunciação.A supremacia do significante. A escritura como risco queexige o abandonar-se aos segredos e aos sentidos imprevisíveis das palavras. O jogo intra/intertextual na estrutura do romance. As mil e uma versões de uma estóriainacabada. Estranha situação! Dir-se-ia que eu figurava no interior de um livro, que eu era um desses personagenspitorescos que surgem no meio de uma narrativa para inquietar o leitor. Talvez fosse um livro entre os milhares apinhados naquela biblioteca onde, em outros tempos, eu vinha trabalhar. E, ao menos, tal como o concebo, um livro é um labirinto deliberadamente construído para confundir os homens, com a intenção de fazer com que se extraviemou regressem às dimensões estreitas de suas ambições.(O menino de areia, p. 173)

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rel.v38i0.19189