LEITURA: PAIXÃO DO CONHECIMENTO

Autores

  • Paulo Venturelli UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5380/rel.v44i0.19077

Palavras-chave:

Leitura, ensino, escola

Resumo

Discutimos, neste artigo, a noção de leitura, visando à superação de visões que a definem como liãbiro ou gosto. Temos em vista que a leitura é uma prática eminentemente social e que o papel da escola seria ensiná-la ao aluno, por meio de detalhado
esmiuçamento dos constituintes literários de um texto e de sua ampla contextualização. Para tanto, entendemos as fases de leitura como um emperramento para a criação do leitor porque, infantilizado por discursos transparentes, ele não terá possibilidades de crescer diante dos desafios propostos por obras genuinamente literárias que de antemão lhe são recusadas como difíceis.

Downloads

Como Citar

Venturelli, P. (1995). LEITURA: PAIXÃO DO CONHECIMENTO. Revista Letras, 44. https://doi.org/10.5380/rel.v44i0.19077

Edição

Seção

Leitura