LEITURA: PAIXÃO DO CONHECIMENTO
DOI:
https://doi.org/10.5380/rel.v44i0.19077Palavras-chave:
Leitura, ensino, escolaResumo
Discutimos, neste artigo, a noção de leitura, visando à superação de visões que a definem como liãbiro ou gosto. Temos em vista que a leitura é uma prática eminentemente social e que o papel da escola seria ensiná-la ao aluno, por meio de detalhado
esmiuçamento dos constituintes literários de um texto e de sua ampla contextualização. Para tanto, entendemos as fases de leitura como um emperramento para a criação do leitor porque, infantilizado por discursos transparentes, ele não terá possibilidades de crescer diante dos desafios propostos por obras genuinamente literárias que de antemão lhe são recusadas como difíceis.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.Para o caso de submissão de traduções, deverão ser verificados os requisitos de cessão de direitos autorais constantes da seção de Diretrizes para Autores.

