ORALIDADE E LETRAMENTO NA SALA DE AULA
DOI:
https://doi.org/10.5380/rel.v46i0.19049Resumo
A tradição letrada deu origem a formas de discurso afastadas da oralidade. Se, por um lado, algumas dessas formas atendem a exigências peculiares da escrita, por outro, há as que servem apenas para marcar o domínio do letramento e garantir o prestígio dos que escrevem. A esse prestígio — herança cultural de alguns milênios — corresponde geralmente uma depreciação da oralidade, o que torna a distância entre as duas modalidades
às vezes maior do que o intrínsecamente necessário. No processo educacional, essa situação, alicerçada em falsas concepções acerca da escrita e da oralidade, prejudica o desenvolvimento comunicativo dos aprendizes e precisa ser modificada.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.Para o caso de submissão de traduções, deverão ser verificados os requisitos de cessão de direitos autorais constantes da seção de Diretrizes para Autores.