ORALIDADE E LETRAMENTO NA SALA DE AULA

Autores

  • Clarice Saboia Madureira UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5380/rel.v46i0.19049

Resumo

A tradição letrada deu origem a formas de discurso afastadas da oralidade. Se, por um lado, algumas dessas formas atendem a exigências peculiares da escrita, por outro, há as que servem apenas para marcar o domínio do letramento e garantir o prestígio dos que escrevem. A esse prestígio — herança cultural de alguns milênios — corresponde geralmente uma depreciação da oralidade, o que torna a distância entre as duas modalidades
às vezes maior do que o intrínsecamente necessário. No processo educacional, essa situação, alicerçada em falsas concepções acerca da escrita e da oralidade, prejudica o desenvolvimento comunicativo dos aprendizes e precisa ser modificada.

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Como Citar

Saboia Madureira, C. (1996). ORALIDADE E LETRAMENTO NA SALA DE AULA. Revista Letras, 46. https://doi.org/10.5380/rel.v46i0.19049

Edição

Seção

Estudos Linguísticos