AGRAMATISMO: UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Reny Maria Gregolin Guindaste UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5380/rel.v46i0.19048

Palavras-chave:

agramatismo, afasia, análise de dados, hierarquia de categorias funcionais

Resumo

Os fatos lingüísticos do agramatismo, um tipo de afasia que se distingue das demais devido a sua natureza sintática, têm despertado o interesse de muitos lingüistas, que estão analisando casos isolados ou grupos de pacientes.
O objetivo deste artigo é apresentar e analisar um quadro de agramatismo em português, através do acompanhamento longitudinal do caso P.
O acompanhamento longitudinal permitiu verificar que o paciente obteve progressos lingüísticos, passando de um quadro de agramatismo severo para moderado. Esses graus de severidade puderam ser estabelecidos quando os problemas do agramatismo de P. foram relacionados à hierarquia das categorias funcionais, conforme propõem Friedmann e Grodzinsky (1995).
Os destaques de cada estrutura sintática focalizada, bem como a publicação dos episódios de entrevistas, podem contribuir para o diagnóstico, sem equívocos, de outros casos.

Downloads

Como Citar

Gregolin Guindaste, R. M. (1996). AGRAMATISMO: UM ESTUDO DE CASO. Revista Letras, 46. https://doi.org/10.5380/rel.v46i0.19048

Edição

Seção

Estudos Linguísticos