THE POWER OF THE QUILL: EPISTOLARY TECHNIQUE IN RICHARDSON'S PAMELA
DOI:
https://doi.org/10.5380/rel.v53i0.18862Palavras-chave:
literatura epistolar, Samuel Richardson, Pamela, or, virtue rewardedResumo
Pamela (1740) de Samuel Richardson, considerada uma das primeiras e mais importantes obras do gênero "romance epistolar", consiste de uma coleção de cartas e entradas em diário escritas por uma serviçal que, ao final do romance, encontra-se em uma posição social elevada. Nesse estudo, procuro ilustrar os procedimentos sutis, mas contundentes, do formato epistolar observado em Pamela, bem como demonstrar como o ato de escrever diários por parte da protagonista alavanca a sua auto-estima e, por conseqüência, seu nível sócio-econômico. Ao escrever em seu diário, Pamela foge temporariamente de suas responsabilidades sócio-familiares a fim de refletir e melhorar seu bem-estar psicológico. E dessa forma que Pamela define e reflete toda a intimidade de sua personalidade. Eu ainda demonstro que a técnica epistolar richardsoniana habilmente sustenta não só a estrutura da narrativa, mas também, de certa forma, a existência frágil da personagem. O ato de escrever cartas ajuda a protagonista a ordenar a sua vida assim como a recordar o passado. As suas correspondências se constituem na única forma de relembrar esse passado. Essa curiosa abordagem da narrativa, no contexto literário de sua época, seria melhor traduzida nas palavras de Nancy Armstrong (1987) como "algo que foge da ficção habitual, um romance que não trilha os padrões vigentes." A magnitude do êxito literário de Richardson deve ser vista como um modelo de como a sua técnica narrativa se propôs a revelar muito mais acerca de sua heroína e sua história do que uma consistência com os padrões narrativos encontrados na Europa do século XVIII.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.Para o caso de submissão de traduções, deverão ser verificados os requisitos de cessão de direitos autorais constantes da seção de Diretrizes para Autores.