RESENHAS ACADÊMICAS E SUA ORGANIZAÇÃO RETÓRICA
DOI:
https://doi.org/10.5380/rel.v57i0.18393Palavras-chave:
Resenhas acadêmicas, análise de gênero, análise do discursoResumo
A pesquisa que aqui relatamos traz os resultados da análise do genero resenhas acadêmicas. Os 20 textos selecionados em periódicos brasileiros avaliam publicações de interesse para a área de Teoria da Literatura; neste primeiro momento da pesquisa, objetivamos detectar organização retórica das resenhas e identificar as características lingüísticas mais relevantes para atualizar o propósito comunicativo do genero. Os padrões retóricos de resenhas acadêmicas identificados por Motta-Roth ( 1995), baseados na abordagem analítica de Swales (1990), são aqui adotados como ponto de partida para a análise de nosso corpus, em conjunção com teorias de gênero cujas bases enfatizam a importância de aspectos sociais e culturais de um texto (Carolyn Miller, 1984; Charles Bazerman, 1994). Buscamos, portanto, regularidades na forma e no conteúdo de textos que compoem este gênero, e o estabelecimento de relações entre as regularidades encontradas e o contexto sociocultural que afeta a produção dos textos. Os resultados apontam que a reiteração do juízo de valor expresso pelo resenhista a respeito da obra se dá ao longo de todo o texto, e não apenas no seu último movimento retórico.Downloads
Como Citar
de Carvalho, G. (2002). RESENHAS ACADÊMICAS E SUA ORGANIZAÇÃO RETÓRICA. Revista Letras, 57. https://doi.org/10.5380/rel.v57i0.18393
Edição
Seção
Estudos Linguísticos
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