A questão das fronteiras interdisciplinares em linguística

Autores

  • Lígia Negri UFPR
  • Adelaide Hercília Pescatori Silva UFPR
  • Gustavo Nishida UFPR
  • Roberlei Alves Bertucci

DOI:

https://doi.org/10.5380/rel.v80i1.15903

Palavras-chave:

fronteiras interdisciplinares, modelos teóricos, primitivos de análise

Resumo

Considerando-se que a partir de Saussure se estabelece no interior dos estudos linguísticos uma delimitação do que é o seu objeto teórico, legitimada por uma concepção do que é científico, determina-se complementarmente também o que não é científico. Isso tem como corolário o estabelecimento de disciplinas centrais e periféricas no tratamento da linguagem segundo tal concepção, bem como o estabelecimento de relações hegemônicas de determinadas correntes em detrimento de outras. Esse é o cenário que define a convivência das disciplinas até meados dos anos setenta, quando ficam evidentes, no interior dessas disciplinas, os debates acerca dos limites e da natureza do objeto teórico. Parece ter sido assim que funcionou a expansão das áreas concernentes aos estudos da linguagem que surgiram e se afirmaram nesse período. As perspectivas teóricas propõem primazia aos tratamentos formais e prevêem as demais disciplinas como colaterais: auxiliares na perspectiva do estruturalismo europeu, interpretativas, no gerativismo americano. Este artigo apresenta uma reflexão sobre esse movimento na medida em que tematiza a redefinição do estatuto seja dos dados linguísticos e de sua caracterização teórica, seja do estatuto epistemológico da disciplina. Dessa forma, a partir da observação de fenômenos fônicos, sintáticos e fenômenos cujo enquadramento pode ser semântico ou pragmático – conforme a corrente explicativa – discutimos a redefinição do objeto teórico e, conseqüentemente, das fronteiras interdisciplinares.

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Como Citar

Negri, L., Hercília Pescatori Silva, A., Nishida, G., & Bertucci, R. A. (2010). A questão das fronteiras interdisciplinares em linguística. Revista Letras, 80(1). https://doi.org/10.5380/rel.v80i1.15903

Edição

Seção

Estudos Linguísticos