Chamada aberta para publicação - Rastros da memória: discurso, testemunho e resistência

2025-08-26

A proposta do dossiê objetiva criar espaço de interlocução acerca de conhecimentos e saberes produzidos no âmbito dos temas discurso, testemunho e resistência. Tais temáticas, com convergência entre os diferentes coletivos, dizem respeito à relação linguagem/memória, sobretudo com relação a práticas de
resistência de grupos minorizados tais como, por exemplo, minorias étnicas, refugiados, negros, indígenas, quilombolas,  mulheres, dentre outros. Na procura por rastros de memória, queremos colocar em diálogo diferentes campos da área de Letras e Ciências Humanas: contemplar análise literária e análise do discurso,
olhando para testemunhos, sinais de resistência, memórias transformadas em arte ou nela dissimuladas, acolhendo trabalhos que apontem para fraturas presentes em discursos hegemônicos, cristalizados pela história, sobre sujeitos, comunidades, territórios. Da denúncia de silenciamentos e apagamentos, daremos espaço aos testemunhos, registros e práticas de resistência que apontam para outras possibilidades de trabalho de memória, fortalecendo novas narrativas e novas formas de identificação.

A palavra volátil, seja ela falada ou impressa, mantém traços de vivência, de experiência. Sendo ela mesma resistência, resiste ao esquecimento e ao silenciamento, acaba construindo monumentos à presença e à ausência, cria pontes que permitem sentir a presença do passado e a sua força que nos constrói.

Gostaríamos de convidar vocês para compartilharem conosco seu conhecimento sobre essa temática. Para tanto, convidamos todos os interessados a submeterem seus artigos até 15 de dezembro.


Gesualda dos Santos Rasia
Mirielly Ferraça
Piotr Kilanowski