A CONSTRUÇÃO DE CONDIÇÕES DE QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O OLHAR DE PROFESSORAS SOBRE O PROINFÂNCIA
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.98686Palavras-chave:
Direito à educação; Educação infantil; Condições de qualidade; Proinfância; Políticas educacionaisResumo
A presente pesquisa teve como objeto de investigação o Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil- Proinfância e o direito à educação infantil em condições de qualidade. O objeto da pesquisa se insere no campo da Política Educacional, já que aborda a qualidade da educação oferecida às crianças de zero a cinco anos e o posicionamento do Estado em relação a essa demanda. Considerando que o programa federal tem como objetivo assegurar o acesso de crianças em creches e pré-escolas e propiciar a melhoria da infraestrutura física da rede de educação infantil (BRASIL,2024a), buscou-se investigar o que professoras diretamente envolvidas com o cuidado das crianças nesses espaços tem a dizer sobre o programa e o ambiente oferecido por ele. Para tanto, foram analisados dois municípios pertencentes à região metropolitana de Curitiba, Pinhais e Campo Largo. Quanto ao tipo de análise e tratamento dos dados necessários para responder às questões norteadoras, a opção feita para esta pesquisa foi a pesquisa qualitativa, mais especificamente o estudo de caso, com o uso de entrevistas semiestruturadas. No contexto analisado foi possível identificar que as profissionais entrevistadas ressaltaram a boa infraestrutura oferecida pelo programa federal e o seu ineditismo, já que este é o primeiro programa federal pensado especificamente para a melhoria da infraestrutura desta etapa da educação básica. Apesar disso, por se tratar de um programa de âmbito nacional que se articula com os municípios, foi possível observar que as diferentes capacidades financeiras desses municípios farão com que o programa tenha desempenho diverso a depender da localidade em que está inserido. Os municípios selecionados para esta pesquisa tinham capacidade financeira adequada para implementar o programa e oferecê-lo em condições de qualidade, apesar de ser possível observar que a diferença de localidade faz com que o programa se comporte de forma distinta a depender do contexto analisado. Assim, foi possível verificar que o programa foi bem avaliado pelas entrevistadas especialmente quando essas profissionais fazem a comparação desses espaços com outros lugares em que já trabalharam. Todas apontaram a necessidade de adaptações, no entanto, não deixaram de destacar a boa qualidade da infraestrutura oferecida pelo programa. Desta forma, é possível dizer que o Proinfância acaba por se tornar um indutor de qualidade para o atendimento à educação infantil, já que na localidade onde se instala passa a ser referência de espaço de qualidade para o atendimento desta faixa etária.
Referências
MOTA, P.H.O. A Construção de condições de qualidade na educação infantil: o olhar de professoras sobre o Proinfância. 2024. 193p. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa e Pós-graduação em Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2023. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/xmlui/handle/1884/89416
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