POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2020 DA ÍNDIA: UMA VIA PARA UM ECOSSISTEMA GLOBAL CULTURALMENTE ENRAIZADO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v18i1.97192

Palavras-chave:

Política Nacional de Educação, Índia;, Educação Escolar

Resumo

Este artigo fornece uma compreensão elaborada sobre o cenário educacional da Índia. O objetivo do artigo é múltiplo. Ele apresenta uma compreensão diferenciada da Política Nacional de Educação NEP, 2020) da Índia, ao mesmo tempo em que examina criticamente sua necessidade, relevância e importância no cenário contemporâneo. O artigo usa a técnica de pesquisa de análise de conteúdo. Ele se baseia na revisão metódica de todos os documentos de política direta ou indiretamente ligados à NEP 2020. A autora empregou suas experiências de campo para fundamentar os argumentos apresentados no artigo. Ele é desenvolvido em três partes. A primeira parte explica as principais características da Política. A segunda parte discute o planejamento e a organização da educação escolar conforme previsto no NEP 2020. A terceira parte examina a crítica da política, seguida de um comentário final conclusivo.

Biografia do Autor

Vandana Saxena, Universidade de Dely - INDIA

Doutora em Filosofia. Professora Sênior do Departamento de Educação da Universidade de Delhi. Delhi. Índia. Orcid: http://orcid.org/0009-0006-1284-0412. E-mail: vsaxena@cie.du.ac.in

Referências

MACAULAY, Thomas Babington. Minute on education. Org: H. Sharp, Selection from Educational Records Part I 1781- 1839. 1. Ed. India: Calcutta, 1920. p. 107-117. Disponível em: <https://home.iitk.ac.in/~hcverma/Article/Macaulay-Minutes.pdf>. Acesso em: 20 de jun. 2024

Publicado

2024-12-23

Como Citar

Saxena, V. (2024). POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2020 DA ÍNDIA: UMA VIA PARA UM ECOSSISTEMA GLOBAL CULTURALMENTE ENRAIZADO. Jornal De Políticas Educacionais, 18(1). https://doi.org/10.5380/jpe.v18i1.97192

Edição

Seção

Dossiê: Educação e Formas de Participação no Contexto dos BRICS