PERMANÊNCIA ESTUDANTIL: ANÁLISE DAS METAS DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL (PDI 2020-2024) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.96773Palavras-chave:
Políticas Educacionais, Ensino Superior, Plano de Desenvolvimento Institucional, Evasão, RetençãoResumo
Este estudo objetiva analisar o alcance das metas de expansão do ensino na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), com ênfase nos indicadores de permanência estudantil conforme delineados no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para o período de 2020 a 2024. A compreensão dos fenômenos da evasão e da retenção é cada vez mais necessária, em especial no contexto de uma instituição de perfil inovador, que busca integrar formação interdisciplinar, sustentabilidade e inclusão social. Ao discutir os avanços e os obstáculos encontrados pela UFSB, o estudo contribui para o debate sobre políticas de permanência no Ensino Superior e oferece subsídios para o desenvolvimento de estratégias mais eficientes e inclusivas no contexto das universidades públicas brasileiras. A metodologia adotada é de abordagem quali-quantitativa, com estratégias de investigação descritiva e pesquisa documental. Como resultado, verificou-se que, apesar dos esforços para ampliação do acesso à graduação, a UFSB enfrenta desafios para manter os estudantes matriculados até a conclusão do curso, impactando no alcance dos propósitos estabelecidos no PDI 2020-2024 relacionados ao ensino de graduação. Isto revela a necessidade de avaliação das estratégias relacionadas à expansão e consolidação do ensino de graduação, bem como de implementação de ações mais efetivas para garantir a permanência e o sucesso acadêmico dos estudantes.
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