Em tempos de valorização dos profissionais da educação

Autores

  • Maria Dilnéia Espíndola Fernandes Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v8i16.40311

Palavras-chave:

Valorização dos profissionais da educação, Trabalho docente, PSPN

Resumo

Este artigo discute a questão da valorização dos profissionais da educação, diante dos seus objetivos e finalidades, no contexto atual da política educacional brasileira. Apresentando uma reflexão sobre tal conjuntura, o trabalho destaca as políticas educacionais cujo desenho institucional, no período de 1996 a 2011, materializou mecanismos importantes no âmbito da valorização docente, particularmente as políticas de fundos e o Piso Salarial Profissional Salarial (PSPN). Nas conclusões, o texto evidencia que o grande desafio para a valorização docente ainda permanece no Brasil, uma vez que o PSPN tem provocado, na conjuntura nacional, todos os estremecimentos possíveis, como o cálculo de seu reajuste ano a ano.

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Como Citar

Fernandes, M. D. E. (2014). Em tempos de valorização dos profissionais da educação. Jornal De Políticas Educacionais, 8(16). https://doi.org/10.5380/jpe.v8i16.40311