Política pública e gestão escolar: um estudo de caso no Rio de Janeiro

Autores

  • Ana Cristina Prado de Oliveira PUC-Rio

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v7i14.31530

Palavras-chave:

Gestão escolar, Políticas Educacionais, Avaliação

Resumo

Os estudos sobre a eficácia escolar têm ressaltado o efeito dos fatores intraescolares, entre eles o trabalho da gestão da escola, para a aprendizagem dos alunos. Neste artigo, analiso a tarefa da equipe gestora de gerenciar a aplicação das avaliações externas instituídas pelas políticas nacional e local. Tomo como referência os estudos sobre as escolas eficazes. A pesquisa empírica envolveu observação e entrevistas em uma escola do Rio de Janeiro. Os gestores demonstraram estratégias de adaptação às novas políticas avaliativas, mas ressaltam o excesso das novas demandas interferindo na rotina acadêmica da escola, ocasionando mudanças das funções do gestor.

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Como Citar

Prado de Oliveira, A. C. (2013). Política pública e gestão escolar: um estudo de caso no Rio de Janeiro. Jornal De Políticas Educacionais, 7(14). https://doi.org/10.5380/jpe.v7i14.31530

Edição

Seção

Artigos