POLÍTICAS EDUCACIONAIS E SOCIOEDUCATIVAS NO PARÁ: A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO ESTRATÉGIA PARA A INCLUSÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.97115

Palavras-chave:

Políticas educacionais, Extensão universitária, Socioeducação

Resumo

O presente artigo situa-se no campo das políticas educacionais voltadas ao atendimento socioeducativo de adolescentes em cumprimento de medida de internação no Centro Juvenil Masculino de Ananindeua, no estado do Pará. O objetivo foi analisar como um projeto de extensão universitária pode contribuir para o processo educacional desenvolvido no Centro de Internação, destacando os impactos dessas intervenções no desenvolvimento integral dos adolescentes. Por meio de uma pesquisa qualitativa, fundamentada na pesquisa-ação, foram realizados oito encontros semanais como parte do projeto, abordando temáticas como identidade, pertencimento, cidadania e educação em direitos humanos. A técnica do "Livro da Vida", inspirada por Célestin Freinet, foi utilizada como ferramenta pedagógica, permitindo aos adolescentes ressignificar suas experiências educacionais, favorecendo a reintegração social e o planejamento de seus projetos de vida. O estudo conclui que, por meio de políticas educacionais que garantem o direito à educação em ambientes socioeducativos, é possível criar espaços pedagógicos que promovam a emancipação, a redução da distorção idade-série, o combate ao abandono escolar e o enfrentamento de adversidades socioeconômicas. Tais práticas destacam a educação como ferramenta de ressocialização e transformação social, além de reforçar a importância do vínculo entre Universidade e comunidade.

Biografia do Autor

Érika Pimentel da Silva, Secretaria Estadual de Educação do Pará

Especialista em Língua Portuguesa. Professora na Secretaria Estadual de Educação do Pará e Mestranda em Educação. Belém, PA. Brasil. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0459-0349. E-mail: pimentel.e.c@gmail.com

Manuelle Inez de Sousa Borges, Secretaria de Estado de Administração Penitenciária- SEAP

Especialista em Educação de Jovens e Adultos. Técnica na Secretaria de Estado de Administração Penitenciária- SEAP. Belém, PA.  Brasil. Orcid: https://orcid.org/0009-0003-1460-6070. E-mail: manuelle.borges@neb.ufpa.br

Willian Lazaretti da Conceição, Universidade Federal do Pará

Doutor em Educação. Professor na Universidade Federal do Pará. Belém, PA. Brasil. Orcid: http://orcid.org/0000-0001-8143-6524. E-mail: willianlazaretti@gmail.com

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Publicado

2025-02-24

Como Citar

Silva, Érika P. da, Borges, M. I. de S., & Conceição, W. L. da. (2025). POLÍTICAS EDUCACIONAIS E SOCIOEDUCATIVAS NO PARÁ: A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO ESTRATÉGIA PARA A INCLUSÃO. Jornal De Políticas Educacionais, 19(1). https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.97115

Edição

Seção

Dossiê: Políticas educacionais para adolescentes em cumprimento de Medidas socioeducativas