POLÍTICAS EDUCACIONAIS E SOCIOEDUCATIVAS NO PARÁ: A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO ESTRATÉGIA PARA A INCLUSÃO
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.97115Palabras clave:
Políticas educacionais, Extensão universitária, SocioeducaçãoResumen
O presente artigo situa-se no campo das políticas educacionais voltadas ao atendimento socioeducativo de adolescentes em cumprimento de medida de internação no Centro Juvenil Masculino de Ananindeua, no estado do Pará. O objetivo foi analisar como um projeto de extensão universitária pode contribuir para o processo educacional desenvolvido no Centro de Internação, destacando os impactos dessas intervenções no desenvolvimento integral dos adolescentes. Por meio de uma pesquisa qualitativa, fundamentada na pesquisa-ação, foram realizados oito encontros semanais como parte do projeto, abordando temáticas como identidade, pertencimento, cidadania e educação em direitos humanos. A técnica do "Livro da Vida", inspirada por Célestin Freinet, foi utilizada como ferramenta pedagógica, permitindo aos adolescentes ressignificar suas experiências educacionais, favorecendo a reintegração social e o planejamento de seus projetos de vida. O estudo conclui que, por meio de políticas educacionais que garantem o direito à educação em ambientes socioeducativos, é possível criar espaços pedagógicos que promovam a emancipação, a redução da distorção idade-série, o combate ao abandono escolar e o enfrentamento de adversidades socioeconômicas. Tais práticas destacam a educação como ferramenta de ressocialização e transformação social, além de reforçar a importância do vínculo entre Universidade e comunidade.
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