A META 18 DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: A CARREIRA DOCENTE NO MUNICÍPIO DE PALMAS/TOCANTINS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.96963

Palabras clave:

Plano Nacional de Educação, Plano Municipal de Educação, Valorização Docente, Meta 18.

Resumen

Este estudo é parte de pesquisa maior que analisou a implementação das metas referentes à valorização dos professores e à estruturação da carreira docente, conforme estabelecido no Plano Municipal de Educação (PME) de Palmas, Tocantins. O estudo exploratório foi realizado a partir da análise de fontes documentais oficiais e de dados, com o intuito de promover uma visão ampla do tema analisado, ancorado no escopo normativo nacional e municipal, em interlocução com a literatura da área. Identificou-se que o município não contemplou no seu Plano Municipal de Educação a meta que previa a contratação de professores a partir de processo público de seleção. Esse é um dos aspectos que inviabilizaram a implementação das metas que tratam da formação inicial, formação continuada e a progressão na carreira para a valorização do magistério no município de Palmas. A investigação indica a importância da avaliação e do monitoramento no processo de implementação das políticas públicas de educação, sobretudo no que se refere aos Planos Municipais de Educação.

Biografía del autor/a

Vanessa Viebrantz Oster, Universidade Cidade de São Paulo (Unicid)

Doutora em Educação. Professora do Instituto Federal do Tocantis. Palmas, TO. Brasil. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7969-6060. E-mail: vanessaoster@ifto.edu.br.

 

Angela Maria Martins, Universidade Cidade de São Paulo (Unicid)

Doutora em Educação. Pesquisadora associada do Centro Internacional de Representações Sociais e Subjetividade em Educação (Ciers-Ed/FCC). Professora na Universidade Cidade de São Paulo. São Paulo, SP. Brasil. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1267-8869. E-mail: ange.martins@uol.com.br.

Edmar Lucas Ferreira Sehnem, Universidade Cidade de São Paulo (Unicid)

Mestre em Educação. Doutorando em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo e Diretor do Departamento de Ensino de Mongaguá. Mongaguá, SP. Brasil. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3621-9744. E-mail: lucasferreirasehnem@gmail.com.

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Publicado

2025-04-28

Cómo citar

Oster, V. V., Martins, A. M., & Ferreira Sehnem, E. L. (2025). A META 18 DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: A CARREIRA DOCENTE NO MUNICÍPIO DE PALMAS/TOCANTINS. Jornal De Políticas Educacionais, 19(1). https://doi.org/10.5380/jpe.v19i1.96963

Número

Sección

Artigos