DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA OS CURSOS DE MEDICINA NO BRASIL: MUDANÇAS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.89451

Palabras clave:

Escolas Médicas, Política de Educação Superior, Estudantes de Medicina, Saúde Pública, Atenção Primária à Saúde

Resumen

Este estudo propõe discutir as alterações mais recentes nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação em medicina no Brasil. Trata-se de uma pesquisa documental referente às Diretrizes para formação médica. Os resultados denotaram alterações importantes nas novas Diretrizes, estruturada em três eixos: atenção, gestão e educação em saúde. Destacam-se entre as mudanças: o maior enfoque social, o estímulo à inserção de conteúdos transversais no currículo, a proposta de avaliação periódica nos cursos médicos e a reorientação do modelo de formação médica, visando a inserção precoce do graduando na rede de saúde pública. O novo documento sugere um avanço quanto à formação médica condizente com o contexto político e social, de necessidade de provimento médico no âmbito do Sistema Único de Saúde.

Biografía del autor/a

Matheus Mendes dos Santos Ferreira, Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc), Montes Claros, Minas Gerais

Estudante de Medicina do Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc). Montes Claros, MG. 


Luciana Colares Maia, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), Montes Claros, Minas Gerais. Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc). Montes Claros, Minas Gerais

Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Professora do Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc) e da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Montes Claros, MG.

Simone de Melo Costa, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), Montes Claros, Minas Gerais

Doutora em Odontologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Montes Claros, MG.

Antônio Prates Caldeira, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), Montes Claros, Minas Gerais. Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc). Montes Claros, Minas Gerais

Doutor em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Coordenador do curso de Medicina do Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc). Montes Claros, MG.

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Publicado

2023-05-05

Cómo citar

Ferreira, M. M. dos S., Maia, L. C., Costa, S. de M., & Caldeira, A. P. (2023). DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA OS CURSOS DE MEDICINA NO BRASIL: MUDANÇAS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO. Jornal De Políticas Educacionais, 17(2). https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.89451

Número

Sección

Artigos