DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA OS CURSOS DE MEDICINA NO BRASIL: MUDANÇAS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.89451Palabras clave:
Escolas Médicas, Política de Educação Superior, Estudantes de Medicina, Saúde Pública, Atenção Primária à SaúdeResumen
Este estudo propõe discutir as alterações mais recentes nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação em medicina no Brasil. Trata-se de uma pesquisa documental referente às Diretrizes para formação médica. Os resultados denotaram alterações importantes nas novas Diretrizes, estruturada em três eixos: atenção, gestão e educação em saúde. Destacam-se entre as mudanças: o maior enfoque social, o estímulo à inserção de conteúdos transversais no currículo, a proposta de avaliação periódica nos cursos médicos e a reorientação do modelo de formação médica, visando a inserção precoce do graduando na rede de saúde pública. O novo documento sugere um avanço quanto à formação médica condizente com o contexto político e social, de necessidade de provimento médico no âmbito do Sistema Único de Saúde.
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