n. 13 - TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL: POLÍTICAS, PROGRAMAS E AÇÕES NOS ÚLTIMOS 40 ANOS

Autores/as

  • Joseany Rodrigues Cruz Universidade Federal de Goiás
  • Daniela da Costa Britto Pereira Lima Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.64564

Palabras clave:

Políticas públicas, Educação a distância, Histórico da EaD

Resumen

Este artigo apresenta considerações acerca da trajetória da Educação a Distância (EaD) no âmbito das políticas públicas, programas e ações voltados à educação brasileira nos últimos 40 anos. Dessa maneira, discute-se a evolução histórica da modalidade e suas implicações para a democratização da educação no Brasil, de maneira cronológica, a partir da observação de legislações e publicações sobre a temática. O objetivo central do texto é apresentar as principais iniciativas que viabilizaram a Educação a Distância brasileira, bem como sua situação atual. Para o processo investigativo, foi feita uma pesquisa bibliográfica e documental em torno da evolução da EaD entre os anos de 1978 e 2018, com ênfase em marcos considerados essenciais no processo, como a publicação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) nº 9394 de 1996, do Decreto nº 5.622 de 2005 e do Decreto nº 9.057 de 2017, dentre outros documentos, que influenciaram sobremaneira a configuração atual da Educação a Distância. Como conclusão, percebeu-se que, apesar de muitos avanços, há entraves que dificultam a sua institucionalização, sobretudo quanto à regulamentação, qualidade e controle por parte do Estado.

Biografía del autor/a

Joseany Rodrigues Cruz, Universidade Federal de Goiás

É doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Goiás. Possui mestrado em Linguística e Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e licenciatura em Letras e graduação em Jornalismo pela mesma universidade. Atualmente, é Professora efetiva e Coordenadora do Núcleo de Educação a Distância do Instituto Federal Goiano, membro do Grupo de Estudos em Tecnologias e Educação a Distância (GEaD/UFG), membro do Grupo de Pesquisa em Tecnologias e Educação a Distância (GEaD/UFG/DGP-CNPq) e membro do Grupo de Trabalho de Institucionalização da EAD (FNDE/Conif).

Daniela da Costa Britto Pereira Lima, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (1995), especialização em Avaliação Educacional pela Universidade Católica de Goiás (2001), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2005) e doutorado em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013). Atualmente é bolsista Capes/Fapeg de Pós-Doutorado na Universidade Federal de Mato Grosso sob supervisão da professora Dra. Kátia Morosov Alonso. Professora Adjunta da Universidade Federal de Goiás no Curso de Pedagogia e Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFG. Editora Associada da Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (ANPAE), Editora Chefe da Revista UFG, membro do Conselho Editorial da Revista Revelli (UEG), da Revista Exitus (UFOPA) e da Revista Série-Estudos da UCDB. Líder do Grupo de Pesquisa em Tecnologias e Educação a Distância (GEaD/UFG/DGP-CNPq).

Citas

ALVES, J. R. M. A história da EAD no Brasil. In; LITTO, F.M e FORMIGA, Marcos (org.). Educação a Distância o estado da arte. São Paulo: Pearson Education no Brasil, 2009.

DOURADO. Luiz Fernandes. Políticas e gestão da educação superior a distância: novos marcos regulatórios? Revista Educação & Sociedade, Campinas, vol. 29, n. 104 - Especial, p. 891-917, 2008. Disponível em < http://www.scielo.br/pdf/es/v29n104/a1229104> . Acesso em: 25 ago. 2018.

LIMA, Daniela da Costa Britto Pereira. Políticas públicas de EaD no ensino superior: uma análise a partir das capacidades do estado. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de

Janeiro, 2013. 286 p. Tese (Doutorado em Ciências, em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento) - Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento, Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.

LIMA, Daniela da Costa Britto Pereira. Produto 01 - Documento técnico contendo estudo analítico das diretrizes, regulamentações, padrões de qualidade/regulação da EAD, com vistas a identificar políticas e indicadores de expansão da Educação Superior em EAD. 2014a. Disponível em:

<http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=16510-

produto-01-estudo-analitico&Itemid=30192>. Acesso em: 20 fev. 2018.

LIMA, Daniela da Costa Britto Pereira. Produto 02 - Documento técnico contendo estudo analítico do processo de expansão de EaD ocorrido no período 2002-2012, particularmente no que se refere aos cursos de formação de professores nas IES públicas e privadas. Projeto Conselho Nacional de Educação/UNESCO de Desenvolvimento, aprimoramento e consolidação de uma educação nacional de qualidade – Educação a distância na educação superior. 2014b. Disponível em:

<http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=16511-

produto-02-estudo-processo&Itemid=30192>. Acesso em: 20 fev. 2018.

MORAN, Jose Manuel. Desafios da Educação a Distância do Brasil. In: ARANTES, Valéria Amorim (org.) VALENTE, José Armando. Educação a distância: pontos e contrapontos. Summus Editorial. 2011. p.45-109.

NOVELLO, Tanise Paula. Cooperar no enatuar de professores e tutores. Tese (Doutorado em Educação Ambiental, Estratégias e Desenvolvimento) –Rio Grande, FURG, 2011. Disponível em: <http://repositorio.furg.br/bitstream/handle/1/2897/tanisenovello.pdf?sequence=1>. Acesso em: 08 set. 2018.

OLIVEIRA, João Ferreira de; MEDEIROS, Simone. Educação superior a distância e políticas de formação de professores no Brasil: relações de um campo em disputa. In: GOMES,

Alfredo Macedo; OLIVEIRA, João Ferreira de (orgs.). Reconfiguração do campo da educação superior. Campinas: Mercado de Letras, 2012.

PIMENTEL, Nara Maria. A modalidade de educação a distância: cenários e perspectivas. In: Maria Zélia Borba Rocha; Nara Maria Pimentel. (Org.). Organização da Educação brasileira. 1ed. Brasília: Editora da UnB, 2016, v. 1, p. 391-424.

Publicado

2019-04-25

Cómo citar

Cruz, J. R., & Lima, D. da C. B. P. (2019). n. 13 - TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL: POLÍTICAS, PROGRAMAS E AÇÕES NOS ÚLTIMOS 40 ANOS. Jornal De Políticas Educacionais, 13. https://doi.org/10.5380/jpe.v13i0.64564

Número

Sección

Artigos