A Gestão Educacional: Reflexões, Complexidades e Desafios.

Autores/as

  • André Stein Silveira Centro Universitário La Salle - Canoas-RS

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v7i14.34314

Palabras clave:

educacional, ambientes de educação, educador e gestor

Resumen

O texto discorre sobre os desafios na gestão educacional fazendo reflexões sobre o difícil papel do gestor e a complexa relação entre os diversos atores envolvidos no processo educacional. Compara a gestão das organizações de educação com a gestão empresarial mas apresenta os elementos e particularidades do serviço educacional, principalmente pelo fato da escola ser uma instituição de influência e transformação da sociedade local. Discute a necessidade que as empresas estão tendo pela carência de mão de obra capacitada, o que as obriga em criar mecanismos como a chamada "educação corporativa" preenchendo uma lacuna que diz respeito ao mundo educacional. O texto encerra a discussão refletindo sobre a difícil transição do educador para o gestor, o que exige dos profissionais um investimento de longo prazo no seu próprio capital intelectual até ser reconhecido como autoridade científica naquele campo em que atua.

Biografía del autor/a

André Stein Silveira, Centro Universitário La Salle - Canoas-RS

Doutor em Educação pela PUCRS, Mestre em Economia (UFRGS), Especializações em Economia Empresarial (UFRGS)  e Marketing (ESPM), Economista pela PUCRS. Atua como  Professor Pesquisador no Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu no Unilasalle e professor na Graduação com as disciplinas de Pesquisa Mercadológica, Gestão de Pessoas e Fundamentos de Gestão.

Cómo citar

Silveira, A. S. (2013). A Gestão Educacional: Reflexões, Complexidades e Desafios. Jornal De Políticas Educacionais, 7(14). https://doi.org/10.5380/jpe.v7i14.34314

Número

Sección

Artigos