Avaliação de sistema e políticas educacionais: uma análise dos resultados do SAEB do Paraná

Autores/as

  • Ednéia Consolin Poli Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v3i6.20534

Palabras clave:

Avaliação de Sistema, Política Educacional, Saeb

Resumen

Este artigo tem por objetivo apresentar uma discussão dos resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica – Saeb no período de 1995/2005 do Estado do Paraná. Estes resultados serão discutidos, considerando as características sócio-econômicas que refletem nas condições de oferta e qualidade do ensino público do Paraná. Argumenta-se que essa política de avaliação foi gerada como parte de uma política de regulação no contexto do Estado Avaliador. O objetivo principal desta pesquisa está centrado na análise das relações determinantes entre política educacional e resultados da avaliação de sistema. Finalmente, propomos questões para a reflexão sobre os resultados do Saeb e as políticas públicas de educação.

Cómo citar

Poli, E. C. (2009). Avaliação de sistema e políticas educacionais: uma análise dos resultados do SAEB do Paraná. Jornal De Políticas Educacionais, 3(6). https://doi.org/10.5380/jpe.v3i6.20534

Número

Sección

Artigos