n. 18 - EGRESSOS DA EJA NO ENSINO SUPERIOR E A POLÍTICA DE COTAS DA UERJ: ENTRE DESAFIOS E POTENCIALIDADES

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v14i0.71460

Keywords:

Egressos da EJA, Política de Cotas, Ensino Superior

Abstract

Produzido no contexto dos 10 anos de implantação da Política de Cotas para acesso aos cursos de graduação nas universidades estaduais do estado do Rio de Janeiro e nos 30 anos de promulgação da Constituição Brasileira, em 1988, o objetivo do artigo é analisar a  inter-relação entre a modalidade da EJA e Política de Cotas na FFP/UERJ, tendo como recorte estudantes cotistas que ingressaram na UERJ no ano de 2016. A metodologia da pesquisa teve como ponto de partida dados colhidos em fontes institucionais através de sínteses cadastrais dos sistemas da universidade e questionário semiestruturados dirigidos para cotistas egressos da EJA. Os resultados da pesquisa indicam serem reduzidos os estudantes egressos da EJA que acessam a universidade pelo sistema de cotas, o que nos faz interpelar, dialeticamente, sobre os desafios enfrentados pelos dos estudantes egressos da EJA e a potência das cotas para a democratização da universidade.

Author Biographies

Marcia Soares Alvarenga, Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Faculdade de Formação de Professores

Professora Associada da UERJ com atuação na graduação e na pós-graduação - Mestrado e Doutorado em Educação Processos Formativos e Desigualdades Sociais da Faculdade de Formação de Professores/UERJ.

Coordenadora do grupo de extensão e pesquisa Vozes da Educação.

Vice coordenaora do GT 18 da ANPED para a gestão 2020-2021.

Cintya Roberta Santos Oliveira, Universidade Federal de Pernambuco/Colégio de Aplicação

Mestre em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais / FFP / UERJ. Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense (2003). É membro do grupo de pesquisa Vozes da Educação: Memórias, Histórias e Formação de Professores/as - UERJ. Atualmente é assistente social da Universidade Federal de Pernambuco, lotada no Colégio de Aplicação. Tem experiência na área de Políticas Públicas de Educação e Serviço Social.

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Published

2020-03-30

How to Cite

Alvarenga, M. S., & Oliveira, C. R. S. (2020). n. 18 - EGRESSOS DA EJA NO ENSINO SUPERIOR E A POLÍTICA DE COTAS DA UERJ: ENTRE DESAFIOS E POTENCIALIDADES. Jornal De Políticas Educacionais, 14. https://doi.org/10.5380/jpe.v14i0.71460

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