n. 11 - AS POLÍTICAS DE AUSTERIDADE E A EDUCAÇÃO SUPERIOR: A PRESENÇA DE ESTUDANTES DE ESCOLAS PÚBLICAS E O FUTURO DAS UNIVERSIDADES SOB RISCO
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v14i0.70093Keywords:
Educação Superior, Políticas de Austeridade, Acesso e permanência, Estudantes de escola pública.Abstract
O presente artigo discute as ameaças impostas pelas políticas de austeridade que dominam as propostas econômicas do atual governo para os avanços alcançados com as políticas sociais direcionadas à democratização da educação superior brasileira. Os resultados dessas políticas são evidenciados na análise do perfil de estudantes de escolas públicas que ingressaram em universidades públicas, notadamente nas federais, a partir da implementação de programas que possibilitaram o acesso, a permanência e a formação de indivíduos até então alijados desse nível educacional. A análise do perfil dos estudantes, sua trajetória acadêmica e as estratégias de apoio à sua permanência na universidade foi realizada por estatísticas descritivas de dados retirados do Censo da Educação Superior de 2018, disponibilizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Concluímos que não há dúvida que os poucos avanços alcançados na superação de barreiras para o acesso de estudantes de escolas públicas em universidades públicas, nos últimos anos, estão em risco com os retrocessos em curso e as ameaças diante de um futuro incerto.
References
BLYTH, Mark. Austeridade: a história de uma ideia perigosa. São Paulo: Autonomia Literária, 2017.
BONETI, Lindomar Wessler. A educação superior e a “inclusão social”: a razão das cotas. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 4, n. 11, p. 53-65, jan./abr. 2004.
DOVIGO, Fabio (coord.) Mejorar la inclusión y la equidade em las IES: la perspectiva de las funciones. In: SALLÁN, Joaquín Gairín. ÁVILA, Guadalupe Palmeras y. Politicas y prácticas para la equidade em la educación superior. Madrid: Wolters Kluwer España, 2018. p. 189-232.
DWECK, Esther; OLIVEIRA, Ana Luíza Matos de; ROSSI, Pedro (coord.). Austeridade e Retrocesso: Impactos Sociais da Política Fiscal no Brasil. São Paulo: Brasil Debate e Fundação Friedrich Ebert, 2018.
SUÁREZ, Cecilia Inés; GAIRIN, Joaquín. Equidad y educación superior. In: SALLÁN, Joaquín Gairín. ÁVILA, Guadalupe Palmeras y. Politicas y prácticas para la equidade em la educación superior. Madrid: Wolters Kluwer España, 2018. p. 27-38.
LÖWY, Michael. Conservadorismo e extrema-direita na Europa e no Brasil. Serv. Soc. Soc., São Paulo, n. 124, p. 652-664, out./dez. 2015.
MARX, Karl. O 18 Brumário de Luís Bonaparte (1851/1852). Tradução de
Nélson Jahr Garcia. Edição: Ridendo Castigat Mores, 2000. E-book. Disponível em: https://neppec.fe.ufg.br/up/4/o/brumario.pdf. Acesso em: set. 2019.
OLIVEIRA, João F de; CATANI; Afrânio Mendes; HEY, Ana Paula; AZEVEDO, Mário Luiz Neves. Democratização do Acesso e Inclusão na Educação Superior no Brasil. In: BITTAR, Mariluce; OLIVEIRA, João F. de; MOROSINI, Marília (org.). Educação Superior no Brasil: 10 anos pós-LDB. Brasília: Inep, 2008, p. 71-88.
RISTOFF, Dilvo. Educação superior no Brasil: 10 anos pós-LDB: da expansão à democratização. In: BITTAR, Mariluce; OLIVEIRA, João F. de; MOROSINI, Marília (org.). Educação superior no Brasil: 10 anos pós-LDB. Brasília: Inep, 2008. p. 39-50.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Future-se e o capitalismo universitário: “Trata-se de transformar a universidade, de um bem comum, em investimento lucrativo”. [Entrevista cedida a] João Vitor Santos e Wagner Fernandes de Azevedo. Carta Maior, São Paulo, 19 ago. 2019. Disponível em: https://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Educacao/Future-se-e-o-capitalismo-universitario-Trata-se-de-transformar-a-universidade-de-um-bem-comum-em-investimento-lucrativo-/54/44994. Acesso em: set. 2019.
TODOROV, Tzvetan. Os inimigos íntimos da Democracia. Lisboa: Edições 70, 2017.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
English version:
Authors who publish at JPE agree to the following terms:
a) The authors retain the copyright and grant JPE the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of the work with recognition of its authorship and initial publication in this magazine.
b) Authors are authorized to sign additional contracts, separately, for non-exclusive distribution of the version published in JPE (for example, in institutional repositories or book chapters, with acknowledgment of their authorship and initial publication at JPE).
c) Authors are encouraged to publish and distribute the online version of the article (for example, in institutional repositories or on their personal page), considering that this can induce the science, as well as increase the impact and citations of the published article.
d) This journal provides public access to all of its content, as this allows greater visibility and reach of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project, a project that developed this system to improve the academic and public quality of research, distributing OJS as well as other software to support the publication system of public access to academic sources.
e) The names and e-mail addresses on this website will be used exclusively for the JPE purposes, and will not be available for other purposes.
Versión en Español
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con la obra licenciada simultáneamente bajo la Creative Commons Attribution License que permite compartir la obra con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista.
b) Los autores están autorizados a firmar acuerdos adicionales, por separado, para la distribución no exclusiva de la versión publicada en esta revista (por ejemplo, en repositorios institucionales o capítulos de libros), con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista).
c) Se alienta a los autores a publicar y distribuir la versión en línea del artículo (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal), considerando que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y las citas del artículo publicado.
d) Esta revista brinda acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicados. Para obtener más información sobre este enfoque, visite Public Knowledge Project, un proyecto que desarrolló este sistema para mejorar la calidad académica y pública de la investigación, distribuyendo el OJS, así como otro software para respaldar el sistema de publicación de acceso público para fuentes académicas.
e) Los nombres y direcciones de correo electrónico en este sitio serán utilizados exclusivamente para los fines de la revista, no estando disponibles para otros fines.

This work is licensed under a Creative Commons Atribution 4.0 International.
