AÇÃO DE ESTUDANTES ENVOLVIDOS EM PRÁTICAS DE ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DAS ESCOLAS
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v18i1.96046Palavras-chave:
Políticas educacionais, Orçamento Participativo das Escolas, Ação de estudantesResumo
O artigo examina o Orçamento Participativo das Escolas (OPE) como uma prática importante que oferece aos alunos a oportunidade de mostrar seu papel de agente, ou seja, a capacidade de influenciar estruturas e instituições sociais. O objetivo do estudo é examinar as manifestações da ação dos alunos que participam do OPE. A base empírica do estudo inclui os resultados de uma pesquisa de 670 alunos das classes 7-11, realizada de maio a outubro de 2023 em 32 regiões da Rússia. O questionário continha perguntas sobre práticas específicas nas quais os alunos participaram. O nível de ação foi determinado usando uma metodologia especialmente desenvolvida para avaliar a ação dos alunos em diferentes áreas. Os resultados mostraram que o nível de ação dos alunos está intimamente relacionado ao seu envolvimento no OPE. Quanto maior o nível de ação, maior o grau de envolvimento no orçamento. No entanto, o alto nível de atuação e o grau máximo de envolvimento são característicos de apenas uma pequena porcentagem dos entrevistados. Os principais motivos para a participação dos alunos no OPE são o desenvolvimento pessoal, a aquisição de novas competências, conhecimentos e mobilidade social. Os participantes do OPE com o maior nível de ação muitas vezes procuram mudanças nas práticas e regulamentos existentes, bem como a implementação de projetos socialmente significativos destinados a melhorar a vida da comunidade escolar.
Referências
ABEBE, Tatek. Reconceptualising children’s agency as continuum and interdependence. Social Sciences, v. 8(3), 2019, p. 81.
ARCHER, Margaret S. Social Morphogenesis and the Prospects of Morphogenic Society. In: ARCHER, M. (eds) Social Morphogenesis. Springer, Dordrecht, 2013.
BANDURA, Albert. Toward a psychology of human agency: Pathways and reflections. Perspectives on psychological science, v. 13(2), 2018, p. 130-136.
BARTLETT, Tara; SCHUGURENSKY, Daniel. Reinventing Freire in the 21st Century: Citizenship Education, Student Voice and School Participatory Budgeting. Current Issu in Comparative Education, v. 23(2), 2021, pp. 55–79.
BARTLETT, Tara; SCHUGURENSKY, Daniel. Inclusive civic education and school democracy through participatory budgeting. Education, Citizenship and Social Justice, April 2023.
BØRHAUG, Frédérique Brossard, WEYRINGER Sieglinde. Developing critical and empathic capabilities in intercultural education through the VaKE approach. Intercultural Education, 2019, n. 30, p. 1–14.
CAVAZZONI, Federica, FIORINI, Alec, & VERONESE, Guido. How do we assess how agentic we are? A literature review of existing Instruments to evaluate and measure individuals’ Agency. Social Indicators Research, n. 59, 2021, p. 1125–1153.
COOK-SATHER, Alison. Student Voice across Contexts: Fostering Student Agency in Today’s Schools. Theory Into Practice, 2019.
COOK-SATHER, Alison. Sound, Presence, and Power: “Student Voice” in Educational Research and Reform. Curriculum Inquiry, 2006, v. 36(4), p. 359–390.
CRUM, Thea, FAYDASH, Katherine. Youth Citizenship in Action - Evaluation of Participatory Budgeting in Schools Pilot (Rep.). Great Cities Institute, 2018.
DOBRYAKOVA Maria S., YURCHENKO Olesya V. Independence and Agency of Schoolchildren: Distinguishing Concepts. Sociologicheskie issledovanija [Sociological studies], n. 11, 2023, p. 80-92.
ESTEBAN Marta Beatriz, NOVELLA Ana María, MARTÍNEZ Miquel. Principle of progressive autonomy, participation, and recognition of agency. Substantive citizenship in the transition from childhood to adolescence. Foro de Educación, v. 20(1), 2022, p. 134–157.
GIBBS Norman P., BARTLETT Tara, SCHUGURENSKY Daniel. Does School Participatory Budgeting Increase Students’ Political Efficacy? Bandura’s ‘Sources’, Civic Pedagogy, and Education for Democracy. Curriculum and Teaching, v. 36(1), 2021, p. 5–27.
GURDAL, Sevtap, SORBRING, Emma. Children’s Agency in Parent–Child, Teacher–Pupil and Peer Relationship Contexts. International Journal of Qualitative Studies on Health and Well-being, n. 13, 2018, p. 1565239
FLIGSTEIN, Neil, MCADAM, Doug. Toward a General Theory of Strategic Action Fields. Sociological Theory, v. 29(1), 2011, p. 1–26.
GOLDFRANK, Benjamin, SCHUGURENSKY, Daniel. Participatory Budgeting, Civic Education, and Political Capital. Encyclopedia of Educational Innovation, 2019, p. 1–6.
HOGGETT, Paul. Agency, Rationality and Social Policy. Journal of Social Policy, v. 30(1), 2001, p. 37-56.
HOPWOOD, Nick & SANNINO, Annalisa (Eds.), Agency and transformation: Motives, mediation, and motion. Cambridge: Cambridge University Press, 2023.
KUPRIYANOV, Boris V. Diagnostics of School Involvement of Learners Included in the Practice of Participatory Budgeting. Integration of Education, v. 27(1), 2023, p. 119–130. doi:
LEHTONEN, Pauliina, RADZIK-MARUSZAK, Katarzyna. Inclusion as ownership in participatory budgeting: facilitators’ interpretations of public engagement of children and youth. Critical Policy Studies, 2023.
MANYUKHINA, Yana. Children’s agency in the National Curriculum for England: a critical discourse analysis. Education 3-13, n. 50, 2022, p. 506–520.
MICHALOS, Alex C. (ed.) Encyclopedia of quality of life and well-being research. Dordrecht: Springer Netherlands, v. 171, 2014.
DA MOTA, Marcus Vinícius Guedes, DOS SANTOS SILVA, Ricardo. Humanistic education and Participatory Budget - Possible Application in Mirandela and Bragança Teaching Units. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 4, 2021, p. e8310413811.
NOVELLA CAMARA, Ana María, CRESPO TORRES, Ferran, POSE PORTO, Héctor. Meetings Between Professionals for the Inclusion of Children in Citizen Participation: A Formative Experience. Social Inclusion, v. 10(2), 2022, p. 19-31.
OSWELL, David. The Agency of Children: From Family to Global Human Rights. Cambridge: Cambridge University Press, 2013.
PARDO-BENEYTO, Gonzalo, ABELLÁN-LÓPEZ, María Ángeles. Participatory budgeting for young people as democratic socialisation: An approach to the case of Spain. Children & Society, v. 37(5), 2023, p. 1555–1575.
Partnership for 21st Century Learning [P21], 2016.
PEARSE, Harry. Refurbishing Democracy: More Direct, More Deliberative, and Younger. Perspectives on Public Management and Governance, v. 5(1), 2022, p. 11-15.
PEARSE, Harry. Children, Voting, and the Meaning of Universal Suffrage. Political Studies Review, 2023, p. 1–18.
RODRÍGUEZ, Louie F., BROWN, Tara. What is the Skill of Teaching? A New Framework of Teachers’ Social Emotional Cognition. In: LOPEZ, A.E., OLAN, E.L. (Eds.). Transformative pedagogies for teacher education: Moving toward critical praxis in an era of change. Charlotte, NC: Information Age Publishing, 2018, p. 87-102.
SOROKIN, Pavel S. The Problem of "Agency" Through the Prism of a New Reality: the State and Directions of Development. Sociologicheskie-issledovanija [Sociological studies], n. 3, 2023, p. 103-114.
SOROKIN, Pavel S., FROUMIN, Isak D. ‘Utility’ of education and the role of transformative agency: Policy challenges and agendas. Policy Futures in Education, v. 20(2), 2022, p. 201-214.
UDEHN, Lars. The changing face of methodological individualism. Annual Review of Sociology, v. 28(1), 2002, p. 479–507.
VERONESE, Guido, PEPE, Alessandro, CAVAZZONI, Federica, OBAID, Hania, PEREZ, Jesus Manuel. Agency via life satisfaction as a protective factor from cumulative trauma and emotional distress among bedouin children in Palestine. Frontiers in Psychology, n. 10, 2019, p. 1674.
WOODHEAD, Martin. Childhood studies. An introduction to childhood studies, 2008, p. 17-31.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
English version:
Authors who publish at JPE agree to the following terms:
a) The authors retain the copyright and grant JPE the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of the work with recognition of its authorship and initial publication in this magazine.
b) Authors are authorized to sign additional contracts, separately, for non-exclusive distribution of the version published in JPE (for example, in institutional repositories or book chapters, with acknowledgment of their authorship and initial publication at JPE).
c) Authors are encouraged to publish and distribute the online version of the article (for example, in institutional repositories or on their personal page), considering that this can induce the science, as well as increase the impact and citations of the published article.
d) This journal provides public access to all of its content, as this allows greater visibility and reach of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project, a project that developed this system to improve the academic and public quality of research, distributing OJS as well as other software to support the publication system of public access to academic sources.
e) The names and e-mail addresses on this website will be used exclusively for the JPE purposes, and will not be available for other purposes.
Versión en Español
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con la obra licenciada simultáneamente bajo la Creative Commons Attribution License que permite compartir la obra con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista.
b) Los autores están autorizados a firmar acuerdos adicionales, por separado, para la distribución no exclusiva de la versión publicada en esta revista (por ejemplo, en repositorios institucionales o capítulos de libros), con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista).
c) Se alienta a los autores a publicar y distribuir la versión en línea del artículo (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal), considerando que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y las citas del artículo publicado.
d) Esta revista brinda acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicados. Para obtener más información sobre este enfoque, visite Public Knowledge Project, un proyecto que desarrolló este sistema para mejorar la calidad académica y pública de la investigación, distribuyendo el OJS, así como otro software para respaldar el sistema de publicación de acceso público para fuentes académicas.
e) Los nombres y direcciones de correo electrónico en este sitio serán utilizados exclusivamente para los fines de la revista, no estando disponibles para otros fines.

This work is licensed under a Creative Commons Atribution 4.0 International.
