A GESTÃO DEMOCRÁTICA COMO ELEMENTO DE QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A PERCEPÇÃO DE DIRETORAS DE CMEI DE CURITIBA
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v18i1.92924Palavras-chave:
Gestão Democrática, Educação Infantil, Qualidade na educação, Políticas educacionaisResumo
A presente pesquisa teve como objetivo compreender a percepção das diretoras sobre a Gestão Democrática na Educação Infantil e qual importância atribuem a esse fator como elemento de qualidade educativa. O foco nas diretoras partiu da compreensão destas como personagens centrais, sendo sua ação e compreensão determinantes para a democratização das instituições. O estudo procurou observar a percepção da diretora sobre sua própria ação e, neste sentido, a análise dos mecanismos de gestão democrática, descritos pela legislação, importou tanto quanto a consciência das diretoras sobre suas ações. Para responder ao objetivo deste estudo, foi aplicado um questionário para as diretoras dos CMEI de Curitiba, no ano de 2021. O tratamento das informações levantadas exigiu a construção de um processo de análise que sintetizou todas as respostas em um único quadro, chamado de mosaico. O quadro contém todas as questões e todas as respostas coletadas, sintetizadas de acordo com cada resposta apresentada, mais inclinados à percepção da gestão democrática ou mais voltados a uma gestão tradicional ou hierárquica. A partir desta categorização, foi possível relacionar o quanto esta compreensão incide sobre a relação entre gestão democrática e qualidade. Conclui-se que as diretoras demonstram compreender o valor do princípio da gestão democrática para a construção de espaços educativos de qualidade. Portanto, a gestão democrática é vista como elemento importante para as instituições de qualidade.
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