n. 14 - SISTEMA PRÓPRIO DE AVALIAÇÃO EXTERNA: ANÁLISE DE EXPERIÊNCIAS MUNICIPAIS DO INTERIOR PAULISTA

Silvio Cesar Nunes Militão, Jaqueline Bibiano Zebediff

Resumo


O artigo tem como foco temático a contemporânea tendência de criação de sistema próprio de avaliação externa pela esfera municipal no país e objetiva mapear, caracterizar e analisar as experiências de implantação de tais sistemas em sete municípios paulistas. De abordagem qualitativa, o estudo contemplou pesquisa bibliográfica, documental e questionário. Os resultados obtidos evidenciam um caráter híbrido nas iniciativas avaliativas locais estudadas:  ao mesmo tempo que os entes federativos subnacionais se valem da autonomia para implantar sistemas próprios de avaliação externa voltados ao atendimento de suas necessidades/particularidades, também alinham-se à lógica do modelo avaliativo federal, inclusive incorporando e reproduzindo determinados aspectos das avaliações externas nacionais.


Palavras-chave


Políticas educacionais; Políticas de Avaliação Externa; Avaliação Externa Municipal

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v14i0.70427

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Publicado pelo Núcleo de Políticas Educacionais (NuPE) e pela linha de pesquisa em Políticas Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFPR), da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

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