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n. 24 - POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL NO ESTADO DE SÃO PAULO: MODELOS E EXPERIÊNCIAS

Cláudia da Mota Darós Parente

Resumo


O presente artigo tem como objetivo descrever, categorizar e analisar diferentes modelos de educação integral em tempo integral no estado de São Paulo. Por meio de pesquisa eletrônica, tipo survey, realizada com os municípios paulistas, foi possível caracterizar suas experiências de tempo integral no ensino fundamental. Com base na tipologia de políticas de educação integral em tempo integral (PARENTE, 2016a), foram analisadas categorias relativas à formulação e à implementação da política. A pesquisa evidenciou, entre outros elementos, a existência de diferentes modelos de políticas de educação integral em tempo integral no estado de São Paulo, a maioria formulada no âmbito de diferentes esferas governamentais e utilizando como estratégia o atendimento em tempo integral de forma parcial nos estabelecimentos de ensino. Além disso, a maioria das políticas foi implementada por meio do uso de diferentes espaços escolares e não-escolares, sob a responsabilidade de profissionais com diferentes vínculos.  


Palavras-chave


Educação; Políticas Educacionais; Educação em Tempo Integral; São Paulo

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v11i0.55513