TD 7 - Pelo direito à creche: uma análise da ação Brasil Carinhoso e da expansão do atendimento no estado do Paraná nos anos de 2012 a 2015
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v11i0.55245Palavras-chave:
Direito à educação infantil, Creche, Políticas educacionais, Brasil CarinhosoResumo
A presente pesquisa, denominada “Pelo direito à creche: uma análise da Ação Brasil Carinhoso e da expansão do atendimento no estado do Paraná nos anos de 2012 a 2015”, teve por objetivo analisar se tal ação impulsionou a inclusão das crianças bem pequenas e em situação de pobreza nas instituições de educação infantil (EI) no estado do Paraná (PR) garantindo, desta forma, o seu direito à educação. A Ação Brasil Carinhoso, caracterizada neste estudo como uma política social intersetorial focal, tem como um de seus eixos a promoção do acesso a serviços de saúde, educação e assistência social à população mais pobre e, especificamente na área da educação, a promoção da ampliação do acesso à creche às crianças de 0 a 48 meses de idade, cujas famílias são beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF), incidindo na materialização das políticas educacionais de expansão da EI nos municípios brasileiros e no Distrito Federal (DF). A metodologia adotada foi a análise documental e dos dados relacionados à expansão do atendimento em creche no estado do Paraná no período de 2012 a 2015. A análise qualitativa e quantitativa de indicadores educacionais, sociais, econômicos e financeiros possibilitou a ampliação do olhar da pesquisadora acerca do objeto de estudo, com foco na investigação em relação à expansão do atendimento em creche do público específico, e a visualização de avanços e limites do Brasil Carinhoso. Para tanto, foram analisados dados coletados por Institutos de Pesquisa e órgãos de governo - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES), Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Ministério da Educação (MEC) e Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) -, a legislação brasileira que ampara o direito à creche, a legislação específica relacionada ao objeto de estudo, em uma análise concomitante à coleta de informações em entrevistas semiestruturadas com atores envolvidos com o objeto investigado na esfera federal. A análise documental, dos dados qualitativos e quantitativos e das informações coletadas na pesquisa empírica, foi fundamentada por repertório teórico numa interlocução teórico-metodológica com autoras e autores que permitiu correlacionar o objeto investigado com os temas subjacentes a essa pesquisa: desigualdades e pobreza; direito à creche; financiamento da EI e políticas sociais intersetoriais. Os resultados da pesquisa evidenciaram que ocorreu expansão de matrículas em creche de 39,9% da população de crianças do PBF nos anos de 2012 a 2015 em todo o país. No estado do PR verificou-se evolução na taxa de atendimento de 10,7% no período analisado, com um atendimento em creche de 25% deste público no último ano do período, sendo tal evolução diretamente relacionada aos recursos repassados via Brasil Carinhoso. Este resultado, porém, revela o desafio em incluir em creche, somente no PR, 75% das crianças em situação de pobreza, garantindo o acesso ao direito à creche de forma plena a este público.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
English version:
Authors who publish at JPE agree to the following terms:
a) The authors retain the copyright and grant JPE the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of the work with recognition of its authorship and initial publication in this magazine.
b) Authors are authorized to sign additional contracts, separately, for non-exclusive distribution of the version published in JPE (for example, in institutional repositories or book chapters, with acknowledgment of their authorship and initial publication at JPE).
c) Authors are encouraged to publish and distribute the online version of the article (for example, in institutional repositories or on their personal page), considering that this can induce the science, as well as increase the impact and citations of the published article.
d) This journal provides public access to all of its content, as this allows greater visibility and reach of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project, a project that developed this system to improve the academic and public quality of research, distributing OJS as well as other software to support the publication system of public access to academic sources.
e) The names and e-mail addresses on this website will be used exclusively for the JPE purposes, and will not be available for other purposes.
Versión en Español
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con la obra licenciada simultáneamente bajo la Creative Commons Attribution License que permite compartir la obra con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista.
b) Los autores están autorizados a firmar acuerdos adicionales, por separado, para la distribución no exclusiva de la versión publicada en esta revista (por ejemplo, en repositorios institucionales o capítulos de libros), con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista).
c) Se alienta a los autores a publicar y distribuir la versión en línea del artículo (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal), considerando que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y las citas del artículo publicado.
d) Esta revista brinda acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicados. Para obtener más información sobre este enfoque, visite Public Knowledge Project, un proyecto que desarrolló este sistema para mejorar la calidad académica y pública de la investigación, distribuyendo el OJS, así como otro software para respaldar el sistema de publicación de acceso público para fuentes académicas.
e) Los nombres y direcciones de correo electrónico en este sitio serán utilizados exclusivamente para los fines de la revista, no estando disponibles para otros fines.
This work is licensed under a Creative Commons Atribution 4.0 International.