Política de Avaliação da Educação Brasileira: limites e perspectivas

Autores

  • Maria Angélica Pedra Minhoto Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v10i19.50214

Palavras-chave:

Sistema Nacional de Avaliação, Educação Básica, Avaliação Educacional

Resumo

Este artigo trata da constituição e funcionamento do Sistema Nacional de Avaliação da Educação brasileira. O texto recupera informações importantes sobre a origem deste sistema, bem como apresenta e discute as características das peças que o compõem. Analisando os objetivos declarados pelo sistema e os problemas na sua implementação, o trabalho conclui mostrando sua insuficiência e a necessidade de constituição de uma avaliação rigorosa da qualidade das escolas e dos sistemas educacionais, como elemento imprescindível para a construção de uma sociedade justa e democrática.

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Publicado

2016-06-16

Como Citar

Minhoto, M. A. P. (2016). Política de Avaliação da Educação Brasileira: limites e perspectivas. Jornal De Políticas Educacionais, 10(19). https://doi.org/10.5380/jpe.v10i19.50214

Edição

Seção

Artigos