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As diversas instâncias de formação política dos docentes da rede pública de ensino: aproximações introdutórias

Itacir Carlos Valmorbida, Maurício Roberto Silva

Resumo


O texto tem como objetivo apresentar alguns elementos teórico-metodológicos do processo de construção da pesquisa (dissertação de mestrado) que tem por finalidade refletir sobre as potencialidades e os limites de uma proposta de formação política permanente dos docentes. Essa reflexão leva em consideração a articulação das diversas instâncias de formação (pedagógica, político-sindical, político-partidária, acadêmica, etc.) ou “multimilitância”, a partir da categoria marxista da “práxis”, enquanto elemento teóricometodológico e epistemológico central e unificador dos processos educativos. Tomamos como ponto de partida e inspiração a ideia teórico-prática da “tripla militância”, cujo eixo do debate se baseia no exercício de militância sindical, político-pedagógica e acadêmica engendrada na vida cotidiana de um dos autores desse texto. A partir desses elementos empírico-teóricos, o texto se baseia nas contribuições de diversos autores marxistas que tratam da “pedagogia crítica”, a partir da “filosofia da práxis”, cujos aportes teórico-conceituais, buscam articulações com a ideia dos professores compreendidos enquanto intelectuais orgânicos. As conclusões provisórias apontam para os desafios e necessidade de um processo
de formação política de natureza crítico-superadora dos docentes que atuam nas redes públicas de educação, cujo cerne ontológico, epistemológico e político-pedagógico, tem como centralidade a unidade inseparável entre teoria e prática.


Palavras-chave


Docência; Formação Política; Militância; Práxis; Intelectuais orgânicos

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v10i19.50213