n. 5 - A LEGISLAÇÃO MUNICIPAL DE CURITIBA SOBRE O PROVIMENTO DAS FUNÇÕES DE DIREÇÃO ESCOLAR NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

Autores

  • Renata Riva Finatti Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v11i0.47556

Palavras-chave:

Legislação municipal, direção escolar, consulta à comunidade, gestão democrática.

Resumo

No presente trabalho buscou-se analisar as normas referentes ao provimento das funções de direção das escolas municipais de Curitiba/PR nas três últimas décadas. A partir de busca em sítios eletrônicos que agregam atos públicos, foi feita análise documental, leitura e catalogação das leis que regulamentaram a escolha das pessoas a compor as equipes diretivas das unidades escolares, constituindo amplo mapeamento. Essa escolha, que por muito tempo foi prerrogativa do chefe do executivo, passou gradualmente a envolver a comunidade escolar. Percebeu-se um aumento da possibilidade de participação dessa comunidade no processo de escolha das equipes diretivas que pode ser entendido como resposta a políticas clientelistas e tentativa de democratização desse processo nas escolas públicas de Curitiba.

Biografia do Autor

Renata Riva Finatti, Universidade Federal do Paraná

Mestra em Educação pela Linha de Políticas Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal do Paraná (PPGE/UFPR). Graduada em Pedagogia pela UFPR (2011). Profissional do Magistério na Prefeitura Municipal de Curitiba e Pedagoga no Estado do Paraná.

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Publicado

2017-08-28

Como Citar

Finatti, R. R. (2017). n. 5 - A LEGISLAÇÃO MUNICIPAL DE CURITIBA SOBRE O PROVIMENTO DAS FUNÇÕES DE DIREÇÃO ESCOLAR NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO. Jornal De Políticas Educacionais, 11. https://doi.org/10.5380/jpe.v11i0.47556

Edição

Seção

Artigos