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Contribuições do Plano de Ações Articuladas às políticas de valorização docente em municípios brasileiros

Elisangela Alves da Silva Scaff, Fabiana Rodrigues dos Santos

Resumo


O presente texto discute as contribuições do Plano de Ações Articuladas (PAR) para a efetivação de conquistas relativas à valorização docente. O lócus da pesquisa é constituído por cinco municípios do estado de Mato Grosso do Sul, nos quais foi realizado levantamento documental e entrevistas com os coordenadores do PAR. Tomou-se com fonte secundária jornais eletrônicos dos municípios. Os dados apontam que o PAR desempenha importante papel na indução dos municípios à regulamentação das normativas atinentes à valorização docente, no entanto, o estabelecimento do compromisso por parte dos municípios nem sempre se reverte em ações voltadas ao seu cumprimento.


Palavras-chave


Planejamento Educacional, Valorização Docente, Plano de Ações Articuladas.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v10i20.45586