Open Journal Systems

QUE A ESCOLA VÁ BEM contribuições de João Batista de La Salle (1651-1719) para o debate contemporâneo sobre a qualidade da educação

Jorge Alexandre Bieluczyk, Ângelo Ezequiel Leubet, Evaldo Luis Pauly

Resumo


Este artigo discute a qualidade do ensino no Brasil a partir de uma revisão de literatura cotejando-a com alguns textos pedagógicos de João Batista deLa Salle, o parecer CNE/CEB 08/2010 e a análise crítica de alguns de seus comentadores. Esta discussão tem por finalidade analisar a qualidade do ensino numa perspectiva lassalista com intuito de identificar conceitos pedagógicos e desafios da gestão educativa que proporcione melhores processos de ensino-aprendizagem. A partir das análises realizadas apontamos João Batista deLa Sallecomo pai da pedagogia moderna e mentor de conceitos pedagógicos e administrativos, que possuem validade para a pedagogia contemporânea e possibilitam orientar os processos de formação com qualidade humana e cidadã. Para este fim, o artigo está orientado em quatro direções: a primeira é a revisão de literatura; a segunda levanta elementos para uma discussão sobre a qualidade do ensino a partir da pedagogia deLa Sallee a terceira, apresenta, a título de conclusão, elementos para avançar no debate sobre a qualidade da educação a partir deLa Salle, do Parecer nº8/2010 CNE/CEB. Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Básica e das pesquisas atuais sobre a qualidade do ensino.


Palavras-chave


João Batista de La Salle – Qualidade de Ensino – Gestão

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v9i17/18.43027